Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO – A 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba vai de 26 de março ao dia 07 de abril, mas, a partir desta quinta-feira (31), os clientes da marca Renault, um dos patrocinadores do festival curitibano, terão venda exclusiva até o próximo dia 05 e, no dia seguinte, os ingressos para os 32 espetáculos que compõem a Mostra Oficial. Na outra ponta do patrocínio está o Banco Itaú, parceiro do FTC há 13 anos e que oferecerá a seus clientes 50% de desconto para a compra dos ingressos, sendo permitida a venda de quatro ingressos, por espetáculo, por cliente.

Segundo contou Leandro Knopfholz, diretor do FTC, os curadores do festival – Celso Curi, Lúcia Camargo e Tânia Brandão – privilegiaram “a utilização de novas tecnologias a serviço das encenações, a presença da música como linha condutora de muitos trabalhos, a fusão do teatro com outras artes, como dança, cinema e circo, e, ainda, o trabalho de grupos que trazem uma identidade cultural”.
A venda de ingressos para o Festival de Curitiba tem início no dia 6 de fevereiro. Entre os dias 1º e 5 de fevereiro haverá uma pré-venda especial para clientes Itaú e Renault. O público em geral poderá comprar pela internet (no www.festivaldecuritiba.com.br) e também nas bilheterias, localizadas em Curitiba nos Shoppings Mueller, ParkShopping Barigui e Palladium.

Mostra
A Mostra, que começou em 1992, cumpre principalmente a função de projetar a diversidade da produção cênica nacional, mas também traz todos os anos algumas montagens internacionais, criando assim ainda mais campo para o diálogo entre artistas de todas as partes e proporcionando ao público a oportunidade de assistir ao que há de melhor nos palcos do Brasil e do mundo.
Destaques Música: Esse ano, a música é protagonista em vários espetáculos da Mostra – de ‘Gonzagão – A Lenda’ ao coreano ‘Pansori Brecht – Ukchuk-ga’, passando pela estreia ‘Parlapatões Revistam Angeli’ – ainda que não sejam musicais propriamente ditos. Novas tecnologias também ocupam lugar de destaque em montagens como ‘Homem Vertente’ – coprodução da Parnaxx com o grupo argentino Ojalá que abrirá o festival.
Destaque teatro autoral: Companhias estáveis de várias regiões do país, entre elas Armazém (RJ), Cia. Hiato (SP), Ateliê Voador (BA), Luna Lunera (MG) e Clowns de Shakespeare (RN) trazem espetáculos de assinatura autoral e ao todo serão dez estreias nacionais na Mostra, incluindo dois espetáculos estrangeiros que vêm pela primeira vez ao Brasil – ‘In the Dust’, da britânica 2Faced Dance Company, a atração coreana ‘Pansori Brecht-Ukchuk-ga e ‘Kiss and Cry’, da coreógrafa belga Michèle Anne de Mey.
Coproduções do Festival de Curitiba: Três produções serão montadas especialmente para o festival: a primeira delas, ‘Homem Vertente’, é o espetáculo de abertura e será feito em parceria com a companhia argentina Ojalá. Já ‘Parlapatões Revistam Angeli’ e ‘Cine Monstro versão 1.0’, foram possibilitadas graças à coprodução do Itaú Cultural e Festival de Curitiba.
The Pillowman e O Homem Travesseiro – duas versões: Outro destaque da Mostra é a proposta de duas montagens diferentes de uma mesma peça. O autor escolhido foi o britânico Martin McDonagh nas produções ‘The Pillowman’, com direção de Bruno Guida e Dagoberto Feliz (SP), e ‘O Homem Travesseiro’, dirigida por Bruce Gomlevsky (RJ), provocando o público a experimentar duas versões de um mesmo texto.
Entre os 370 espetáculos programados para a Mostra Paralela, Fringe, alguns núcleos de Curitiba, Belo Horizonte e Bahia têm mostras em conjunto.
Coletivo de Pequenos Conteúdos – A Companhia Transitória apresenta, dentro do Festival de Curitiba, a 5ª edição do Coletivo de Pequenos Conteúdos (CPC) – mostra de espetáculos de curta e média duração – que tem por objetivo criar um espaço de encontro, experimentação e discussão de artistas, companhias e grupos de teatro.
Mostra Novos Repertórios – Panorama da cena teatral curitibana, com suas mais recentes produções. Participam grupos como CiaSenhas, Pausa Companhia de Teatro, Teatro de Breque, Minha Nossa Companhia de Teatro e Súbita Companhia, além de um espetáculo cênico musical de André Abujamra.
Mostra Baiana – Uma seleção de espetáculos da cena contemporânea daquele estado, com organização da Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia. A curadoria é de Wagner Moura.
Mostra Teatro Para Ver de Perto – Organizada pelo Galpão Cine Horto, reúne a nova produção de Minas Gerais.
Mostra Seu Nariz – Capitaneada pela Cia dos Palhaços, apresenta espetáculos de Clown e comédias. Tem ainda cursos e oficinas.