
Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO – Além de receber artistas nacionais e estrangeiros, a Mostra + Sentidos descortina um Teatro Sérgio Cardoso com acessibilidade modelar, permitindo maior proximidade do deficiente físico ao palco, o que lhe permite maior fruição do espetáculo, e um sistema de audiodescrição, legendagem e linguagem de sinais (LIBRAS), permitindo, também, ao deficiente visual e auditivo livre acesso ao bem artístico.
Os destaques de hoje são No Singular, nova coreografia de Henrique Rodovalho para a Quasar Companhia de Dança, e Na Mesma Cena, com direção artística de Fernanda Amaral,

A sala Paschoal Carlos Magno será palco de Na Mesma Cena, concepção e direção artística de Fernanda Amaral, idealizadora do projeto Dançando Sem Fronteiras que, desde o ano passado, promove o intercâmbio entre artistas com ou sem deficiência, de diferentes idades e classes sociais, como o é o Danceability, criado há mais de 30 anos pelo bailarino e coreógrafo norte-americano Alito Alessi, cuja característica principal é, por meio da técnica de contato-improvisação, é unir corpos diversos numa coreografia em que as limitações são alimento para a criatividade. Na Mesma Cena, promove encontros entre bailarinos e diretora artística com o objetivo de criar. Na Mesma Cena terá uma única apresentação: às 19h30 de hoje.
Completando 25 anos de estrada, a goiana Quasar Companhia de Dança apresenta No Singular, coreografia que propõe um diálogo sobre o excesso e a velocidade de informações do mundo contemporâneo. O espetáculo reflete interações humanas em um mundo cada vez mais veloz, principalmente no que diz respeito à informação. Mesmo não se tratando de um trabalho feito com bailarinos com deficiência visívl, Henrique Rodovalho, coreógrafo do espetáculo, já coreografou trabalho da portuguesa Dançando Com a Diferença, companhia mista (bailarinos com e sem deficiência) que abriu, com êxito, a mostra, e é interessante ver o trabalho de movimentos utilizados pelo Quasar que, com certeza, deve ter introjetado por Rodovalho.