Com inscrições abertas até 27 de janeiro, Bienal SESC de Dança manterá tradição de montar programação a partir dos artistas


CAMPINAS – A 11ª Bienal SESC de Dança está com as inscrições abertas até dia 27 de janeiro, um domingo. O evento apresenta ao público um panorama diversificado da produção artística em dança contemporânea, atento à produção e às questões estéticas e políticas que movimentam a linguagem na atualidade, contemplando espetáculos nacionais e internacionais, em diversos espaços da cidade e meio digital, além de intervenções, performances, exposições, instalações e ações formativas para todos os públicos.

O evento que acontecerá no SESC Campinas pela terceira vez mantém a tradição de selecionar temáticas a partir das inscrições. Quem explica essa vocação é um dos organizadores da Bienal e Assistente de Dança da Gerencia de Ação Cultural do SESC SP, Fabrício Floro. “O SESC tem alguns festivais a partir de pesquisas como o Mirada (que acontece em Santos), mas a Bienal nasceu desse jeito. Recebemos inscrição e criamos a partir do que vem, o que possibilita o mapeamento dos artistas, grupos e da arte como um todo”, afirma.

Floro ressalta que a expectativa é sempre de reunir vários países e rincones do Brasil. Ele lembra que em na última Bienal, há dois anos receberam 799 inscrições de 32 países. “Sabemos que o ano de 2008 foi enxuto, com pouco investimento, criações e de crise, mas a nossa expectativa é sempre subir ao longo do tempo e contribuir para o panorama artístico”.

Sem curadoria definida ainda, Floro diz que O SESC Campinas tem acesso as inscrições e sempre controla o processo de perto. “Estamos pensando na Bienal e ela será feita a partir das inscrições, e o SESC Campinas cuida disso com cuidado. “Também enviamos os formulários para as instituições parceiras do evento no exterior e temos recebido retorno tanto de fora como de dentro do País. A Bienal já trouxe muitas trocas e pessoas ou grupos que ganharam espaço além do evento e isso é importante”.

 Os grupos e pessoas interessadas em participar da Bienal SESC de Dança de 2019, que será entre os dias 12 e 22 de setembro, devem acessar o link e preencher o formulário.

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*