Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com.br)

COTIA – O Centro Cultural Wurth recebe até domingo (18), a Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra que recebe grupos de diferentes regiões do estado de São Paulo como Sorocaba, Bilac, Bertioga, entre outros, para apresentações de espetáculos, processos, palestras e uma série de atividades para as trupes selecionadas, que receberam orientações de profissionais como Imara Reis, atriz, e Luís Fernando Marques, diretor-fundador do Grupo XIX de Teatro. Serão apresentados 15 espetáculos e todos, gratuitamente.
Criado pela Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, em 1997, com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral, os artistas-orientadores do Projeto Ademar Guerra atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos. Atualmente o Projeto orienta 82 grupos, em 80 cidades atendendo aproximadamente 1.200 jovens artistas.
Desde março de 2012, os grupos selecionados pelo projeto participam de atividades de formação e qualificação em teatro por meio de orientações, palestras, oficinas, apoios para intercâmbios e apresentações em outros festivais, entre outras ações voltadas para o aprimoramento dos artistas dos grupos. A Mostra de Teatro apresenta um recorte dos trabalhos desenvolvidos trazendo a cena grupos que conseguiram concluir seus processos cênicos, é também uma forma de autoavaliação e aprimoramento.
Para Aldo Valentim, coordenador do Projeto Ademar Guerra: “A Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra marca a finalização de um ciclo e o inicio de outro, no qual os grupos que finalizaram suas pesquisas passarão por um estagio de inclusão das suas obras nos circuitos de validação em artes: festivais, mostras, prêmios, etc. Como frutos do Projeto esta ação marca a etapa em que os grupos ganham mais independência e autonomia com as suas obras.”
Projeto Ademar Guerra tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral, Mário Bortolotto.

Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.
A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. É Coordenador geral dos Projetos Especiais e do Projeto Ademar Guerra das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006.
Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra
15/11 – quinta-feira
15h – Abertura – Sérgio Ferrara e Aldo Valentim
16h – Espetáculo “Entre cortes e naus – A Revolução das águas” – Cia. Programa Vida Saudável – Bertioga
18h – Processo cênico – “Transitórios em Processo”- Cia. de Teatro Desde Amanhã – Ilha Solteira
20h – Espetáculo: “Histórias lá da Serra “– Grupo Anônimos da Arte – Botucatu
16/11 – sexta-feira
14h – Processo cênico: “O amor que se faz pelo sem fio” – Cia. T.A.P.A – Taquaritinga
15h – Processo cênico: “A menina, o bolo e a bruxa”. Cia. Novos Atores – Pindamonhangaba
16h – Processo cênico: “Antilógica romântica – um amor no terceiro milênio” – Núcleo de Pesquisa em Psico-teatro Pedagógico Social – Itapevi
17h – Processo cênico: “A Lição do Rinoceronte Careca” – Grupo Ágape – Tupã
20h – Espetáculo: Kworo Kango-Histórias e Memórias – Grupo Fênix – Tupã
17/11 – sábado
14h – Processo cênico – “A árvore dos mamulengos” – Cia. Teatral 1 Ato – Valparaíso.
15h – Processo cênico – “Como panqueca”- Grupo de Clowns e Palhaços Gandaiá – Indaiatuba
16h – Processo cênico – “Um certo Moliere”- Corpo Municipal de Atibaia – Atibaia
17h – *Espetáculo – “Blanche” – GAL – Poleiro dos Anjos – São José do Rio Preto
20h – *Espetáculo – “O arquiteto e o imperador da Assíria” – Cia. de 2 – São José dos Campos.
18/11 – Domingo
13h – Processo cênico – “Anamar: sobre as formas de amar” – Grupo Teatral Bilac – Bilac
14h – Espetáculo – “Cia. Fulô conta Fé”- Cia. Teatro de Fulô – Sorocaba
15h – Processo Cênico – “O Mago de Zóz” – Grupo Art & Manha – Cubatão
17h – *Espetáculo – “ Ao Revês do papel” – Grupo Preto no Branco – São Carlos
*espetáculos recomendados para jovens acima de 16 anos.