SÃO PAULO – O Itaú Cultural recebe de 22 a 24 de março (sexta-feira a domingo) a Companhia da Memória com o espetáculo Réquiem para o Desejo. Com dramaturgia de Alexandre Dal Farra e direção de Ruy Cortez, a peça é uma recriação da obra Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, e investiga a violência contra a mulher e as pessoas negras a partir das estruturas de poder e dominação do neocolonialismo e do machismo. A peça é uma livre releitura que inverte completamente os papéis desempenhados pelos personagens no clássico norte-americano.
Réquiem para o Desejo está construída na interface do teatro com o cinema, o show, a videoarte, a instalação sonora e a performance. “Para além de um procedimento de desconstrução, estilhaçamos o original e refizemos uma remontagem radical com os cacos da obra seminal. Utilizando o procedimento da colagem, o espetáculo cria um tecido artístico que alinhava e interpõe obras de diferentes procedências e linguagens, que, no limiar entre o documento e a ficção, refletem a marca, a memória e a presença do colonialismo e do machismo no Brasil, de ontem e hoje”, revela o diretor Ruy Cortez.
Réquiem para o Desejo é a terceira parte da Pentalogia do Feminino, conjunto de obras que tratam de temas diversos vistos sob a perspectiva do feminino, concebida por Ruy Cortez e Ondina Clais, integrantes da Cia. O primeiro espetáculo é o monólogo Katierina Ivânovna [K.I.], que dá voz a Katierina Ivânovna — personagem de Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski. A segunda parte é Punk Rock, encenação da obra homônima do dramaturgo inglês Simon Stephens e que aborda o tema do bullying e da violência nas escolas e que foi apresentada no fim do ano passado, 2018, em temporada na sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo.
FICHA TÉCNICA:
Elenco Denise Assunção (Participação especial), Gilda Nomacce, Jorge Emil, Marcos Suchara, Ondina Clais e Roberta Estrela D’Alva (Intervenção poética – dramaturgia samples)
Dramaturgia Alexandre Dal Farra
Concepção, dramaturgismo e encenação Ruy Cortez
Preparação de atores Marina Nogaeva Tenório
Poema “Eu tão Blues” Claudia Schapira
Cenografia André Cortez e Carolina Ferreira Bucek
Figurino Fábio Namatame
Iluminação Fábio Retti
Trilha original, piano e música incidental Tomaz Vital
Sonoplastia Aline Meyer
Fotos Edson Kumasaka
Videos Aline Belfort e Haroldo Saboia
Mapping Mary Gatis
Assistente de projetos João Vasconcellos
Direção de produção Marlene Salgado
SERVIÇO
Réquiem para o Desejo
Dias 22 e 23 de março (sexta-feira e sábado), às 20h
Dia 24 de março (domingo), às 19h
Dramaturgia: Alexandre Dal Farra. Concepção, dramaturgismo e encenação: Ruy Cortez. Elenco: Denise Assunção, Gilda Nomacce, Jorge Emil, Marcos Suchara, Ondina Clais e Roberta Estrela D’Alva.
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 16 anos
Sala Itaú Cultural (224 lugares)
Com interpretação em Libras