Companhia de danças da Bielorrússia se apresenta em São Paulo

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Cia. apresenta danças folclóricas da Bielorússia

SÃO PAULO – Com mais de 50 anos de trajetória artística, a Companhia de Danças da Bielorússia se apresenta na capital paulistana (dias 3 e 4 no Memorial da América Latina) e em Jaguariúna, na próxima segunda-feira (5).

O espetáculo é dedicado ao folclore russo e eslavo, e é dividido em dois atos. Apresentam-se com trajes típicos onze casais de dançarinos e um conjunto musical, formado por instrumentos musicais como o acordeon e o tsimbal, com suas impressionantes 78 cordas.

Dirigida por Valentin Dudkevich, mestre em balé, hoje a Companhia de Danças da Bielorrússia conta com mais de 120 artistas, entre bailarinos e músicos, o que a permite manter dois grupos em turnês simultâneas.

O repertório também é vasto: são mais de 50 obras, combinadas em diversos programas, que vão desde o mais tradicional folclore bielorrusso à danças típicas de povos que imigraram para aquele país. Já a cenografia faz referência à vida nos povoados e aos trabalhos no campo, evocados por festas dedicadas ao plantio e à colheita.Com turnês bem-sucedidas em países como China, Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Alemanha, Egito, Líbano e também no Brasil, onde esteve em 2008, o grupo tem entre as honrarias mais importantes recebidas por sua contribuição à cultura bielorrussa os títulos de “Companhia Emérita da Bielo-Rússia” e “Artista Emérito da República da Bielo-Rússia”.

Cia. apresenta danças folclóricas da Bielorússia

COMPANHIA DE DANÇAS DA BIELORRÚSSIA – PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

03 e 04 de dezembro – 21h

São Paulo (SP) – Memorial da America Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. Capacidade: 1609 lugares

Valor do Ingresso: R$ 60 (R$ 30 meia-entrada)

05 de dezembro – 20h30

Jaguariúna (SP) – Festival de Natal da cidade

Centro Cultural de Jaguariúna (valor dos ingressos a definir)

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*