Companhia Delas estreia texto inédito da dramaturga inglesa Nina Raine

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"Rabitt" - foto Alexandre Charro

SÃO PAULO – Rabbit é o título do novo espetáculo da Companhia Dellas, que em 2011 recebeu o  Prêmio APCA 2011 de Melhor Espetáculo Infantil por Histórias por Telefone, direção de Carla Candiotto.  A peça fala de como é se tornar adulto nos anos 2000.

A estreia de Rabbit é nesta sexta (10), às 21 horas, no Teatro Eva Herz. A direção de arte e figurinos são de Mira Haar, iluminação de Wagner Freire e trilha sonora do DJ Guab . Direção e cenografia: Eric Lenate.

No elenco estão: Julia Ianina, Paula Weinfeld, Lilian Damasceno e Fernanda Castello Branco, além dos atores convidados Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam.  Julia Ianina e Paula Weinfeld se revezam no papel das protagonistas a cada apresentação.

A autora é revelação da dramaturgia britânica. Em Rabbit, Nina Raine mostra a festa de aniversário dos 29 anos de Bella, que reencontra amigos e namorados ao mesmo tempo em que seu pai está morrendo num hospital.

"Rabbit" - foto Alexandre Charro

Através da história de Bella, a autora coloca em questão disputas, angústias, inseguranças, ressentimentos, os desejos  e os sonhos de uma geração. Os diálogos apresentam um humor ácido e agressivo.

Segundo a atriz Julia Ianina, que assim como a sua personagem tem 29 anos de idade, o texto relata situações muito próximas à realidade das integrantes da Cia Dellas:  “Dá para dizer que é uma peça de geração, que trata de um momento de crise. Tem a ver com esses jovens adultos, com dificuldades de crescer e amadurecer”, afirma a atriz.

Sobre Nina Raine

Nina Raine é uma jovem dramaturga e diretora inglesa que vem se destacando e chamando atenção desde o seu primeiro texto, RABBIT, escrito e dirigido por ela em 2006. Filha do poeta e crítico Craig Raine, Nina teve sua estreia em Londres no Old Red Lion Theatre, passando pela Trafalgar Studios e seguindo sua trajetória até o Britts off Brodway Festival, em Nova York, que consagrou Raine com os prêmios “Charles Wintour Evening Standard” e “Critics Circle Award” como Dramaturga Promissora. A dramaturga esteve recentemente no Brasil, a convite da Companhia Delas e da Cultura Inglesa, e participou de leituras, ensaios abertos e workshops.

Ficha técnica:

Autora: Nina Raine.

Direção: Eric Lenate.

Tradução: Ricardo Estevam.

Elenco: Companhia Delas de Teatro (Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno e Paula Weinfeld). Atores convidados: Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam. Direção de Arte e Figurinos: Mira Haar.

Concepção Cenográfica: Eric Lenate.

Iluminação: Wagner Freire.

Trilha Sonora Original: DJ Guab.

Design Gráfico: Lilian Citron.

Produção: Companhia Delas de Teatro.

Serviço:

Rabbit

Estreia dia 10 de agosto, sexta-feira, às 21 horas. Temporada: quintas e sextas, às 21h. Até 28 de setembro. Classificação: 14 anos. Duração: 110 minutos.  Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada). Teatro Eva Herz – Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo-SP. www.ingresso.com. No dia 7 de setembro (feriado) a peça será às 18h.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.