Confira as atrações do 24º Festival Cultura Inglesa

SÃO PAULO – Dentre os mais de 200 projetos enviados para a Associação Cultura Inglesa, os curadores do Cultura Inglesa Festival selecionaram 10 projetos – de estados como São Paulo, Santa Catarina e Bahia – que, em algum aspecto, tem inspiração na cultura britânica vão compor a grade do festival que ocorrerá em 2020.

Há oito edições, o Cultura Inglesa Festival adota critérios como multiculturalismo, pluralidade, interdisciplinaridade, processos de tradução linguística e cultural e diálogo entre culturas.

“Os editais de incentivo são importantes instrumentos para a difusão de ações culturais em diversas regiões do País, sobretudo naquelas mais afastadas dos grandes centros. O resultado do edital, modernizado e mais sintonizado com a produção artística contemporânea, refletirá, em 2020, nosso apoio continuado à criação de obras inéditas, em uma busca constante por promover a cultura britânica no Brasil e a produção artística brasileira em múltiplas linguagens”, destaca Liliane Rebelo, Gerente Cultural da Associação.

Shakespeare em Libras é destaque entre as obras selecionadas na edição desse ano do edital. Proposto pela diretora e professora de teatro radicada em Santa Catarina, Adriana de Moura Somacal, o projeto traz a acessibilidade na criação da obra. O material artístico é todo construído por uma equipe composta de artistas surdos, profissionais com experiência no teatro surdo e no audiovisual, pesquisadores da obra de William Shakespeare, além de intérpretes de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. A artista é uma das fundadoras do Grupo Signatores, com o qual já apresentou as peças Aventuras no Reino Surdo, Memória na ponta dos dedos, O ensaio de Alice e Alice no País das Maravilhas, todas encenadas por atores surdos em LIBRAS, com o acompanhamento de narradores-personagens.

 

Em 2019 os projetos foram selecionados por um comitê de curadores independentes, com experiências em diversas linguagens artísticas, composto por Bia Junqueira, Chico Dub, Edu O., Erika Palomino, Heraldo Firmino, Kelly Adriano de Oliveira, Leandro de Souza, Luh Maza, Natasha Barzaghi Geenen, Paulo Myiada, Renato Candido, Roberta Estrela D’alva e Simone Grande. A mediação dos curadores foi conduzida pelo ator e diretor Sidney Santiago.

 

Confira a lista completa das obras contempladas:

 

A Desafortunada História do Romance de Julieta e Romeu

Proponente: Djalma Thürler

 

A Fuzarca dos Descalços

Proponente: Eder Souza dos Anjos

 

An Answer to a Love Letter

Proponente: Ana Carolina Braga Neto

 

Aquele Olhar Blue

Proponente: Melanie Graille

 

Border

Proponente: Raul Perez

 

BRanimal – A Visionary Visit of Leigh Bowery in Brazil

Proponente: Alex Cassimiro

 

Lua Azul

Proponente: Vitória Liz Santos de Almeida Campos

 

Mancala ou as Sementes de Akin

Proponente: Érika Santana da Rocha

 

Moquette

Proponente: Flávia Vieira

 

Shakespeare em Libras

Proponente: Adriana de Moura Somacal