CONFIRA A LISTA DE VENCEDORES DO APCA TEATRO 2017

SÃO PAULO – Hoje, 11, os críticos de arte de teatro da APCA se reuniram no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo para eleger os melhores do ano.

A reunião é oficial da entidade e reúne todas as categorias do APCA. Como a temporada de teatro é extensa, o júri se reuniu outras duas vezes no ano para a escolha dos indicados do primeiro e segundo semestre.

O Rei da Vela, remontagem histórica do Teatro Oficina, foi o grande vencedor do ano e abocanhou dois prêmios: o de melhor ator para Renato Borghi e o Grande Prêmio da Crítica, pelo projeto ter voltado aos palcos 50 anos depois e se mostrar tão atual e necessário.

Confira quem levou o troféu 2017:

AUTOR

Rudifran Pompeu (Siete Grande Hotel: a sociedade das portas fechadas)

ATOR

Renato Borghi (O Rei da Vela)

ATRIZ

Andrea Beltrão (Antígona – direção Amir Haddad)

 

DIRETOR

Bia Lessa (Grande Sertão: Veredas)

ESPETÁCULO

Suassuna – O Auto do Reino do Sol

PRÊMIO ESPECIAL DA CRÍTICA

Teatro de Contênier da Cia Mungunzá (pelo projeto de ocupação de terreno abandonado no bairro da luz)

GRANDE PRÊMIO DA CRÌTICA

O Rei da Vela – 50 anos depois

Votaram: Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha (votou somente o Prêmio Especial e o Grande Prêmio da Crítica), Carmelinda Guimarães, Celso Curi, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, Gabriela Mellão, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Marcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Miguel Arcanjo Prado e Vinicio Angelici

Foto/crédito: Jennifer Glass

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br)

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!