
SÃO PAULO – Na noite de segunda (1º), os membros da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) se reuniram para a votação dos melhores do ano. Essa é 59° edição do prêmio. O encontro aconteceu no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Para o teatro foram escolhidos nomes e peças para sete categorias: ator, atriz, autor/dramaturgo, diretor, espetáculo, Prêmio Especial da Crítica e o Grande Prêmio da Crítica.

Os musicais tiveram destaque na votação. O Grande Circo Místico levou o prêmio de melhor autor/ dramaturgo para Newton Moreno e Alessandro Toller. Laila Garin foi eleita melhor atriz por Elis, a Musical e O Homem de La Mancha levou duas premiações: melhor ator com Cleto Baccic e melhor espetáculo. O prêmio de melhor espetáculo foi dividido também com Pessoas Perfeitas, dos Satyros.
A entrega dos troféus deve ser em março de 2015, mas não há data definida ainda.
Para teatro votaram os críticos: Afonso Gentil, Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha, Carmelinda Guimarães, Edgar Olímpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Marcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado, Tellé Cardim e Vinício Angelici.
Veja todos o e quem ganhou o APCA teatro:
Melhor autor/dramaturgo
Newton Moreno e Alessandro Toller por O Grande Circo Místico
Melhor atriz
Laila Garin, por Elis, a Musical
Melhor ator
Cleto Baccic, por O Homem de la Mancha
Melhor diretor
Marco Antônio Pâmio, por Assim É (Se lhe Parece)
Melhor espetáculo
Dividido entre: O Homem de la Mancha e Pessoas Perfeitas, do grupo Os Satyros
Prêmio Especial
MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo)
Grande Prêmio da crítica
Atriz Laura Cardoso, por 72 anos dedicados à arte