Confira os ganhadores do APCA de TEATRO 2014

Cleto Baccic (foto) ganhou o prêmio de melhor ator. O musical "O Homem de La Mancha", no qual atua, também ganhou como melhor espetáculo. Foto/Crédito: divulgação
Cleto Baccic (foto) ganhou o prêmio de melhor ator. O musical “O Homem de La Mancha”, no qual atua, também ganhou como melhor espetáculo. Foto/Crédito: divulgação

SÃO PAULO – Na noite de segunda (1º), os membros da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) se reuniram para a votação dos melhores do ano. Essa é 59° edição do prêmio. O encontro aconteceu no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Para o teatro foram escolhidos nomes e peças para sete categorias: ator, atriz, autor/dramaturgo, diretor, espetáculo, Prêmio Especial da Crítica e o Grande Prêmio da Crítica.

"Pessoas Perfeitas, dos Satyros, dividiu o prêmio de melhor espetáculo. Foto/Crédito: divulgação
“Pessoas Perfeitas”, dos Satyros, dividiu o prêmio de melhor espetáculo. Foto/Crédito: divulgação

Os musicais tiveram destaque na votação. O Grande Circo Místico levou o prêmio de melhor autor/ dramaturgo para Newton Moreno e Alessandro Toller. Laila Garin foi eleita melhor atriz por Elis, a Musical e O Homem de La Mancha levou duas premiações: melhor ator com Cleto Baccic e melhor espetáculo. O prêmio de melhor espetáculo foi dividido também com Pessoas Perfeitas, dos Satyros.

A entrega dos troféus deve ser em março de 2015, mas não há data definida ainda.

Para teatro votaram os críticos: Afonso Gentil, Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha, Carmelinda Guimarães, Edgar Olímpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Marcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado, Tellé Cardim e Vinício Angelici.

Veja todos o e quem ganhou o APCA teatro:

Melhor autor/dramaturgo
Newton Moreno e Alessandro Toller por O Grande Circo Místico

Melhor atriz
Laila Garin, por Elis, a Musical

Melhor ator
Cleto Baccic, por O Homem de la Mancha

Melhor diretor
Marco Antônio Pâmio, por Assim É (Se lhe Parece)

Melhor espetáculo
Dividido entre: O Homem de la Mancha e Pessoas Perfeitas, do grupo Os Satyros

Prêmio Especial
MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo)

Grande Prêmio da crítica
Atriz Laura Cardoso, por 72 anos dedicados à arte

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*