Cristina Cavalcanti e Nelson Baskerville apresentam autor escocês inédito no país

Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Cristina Cavalcanti e Nelson Baskerville

Dirigida por Alexandre Tenório, Blackbird– cuja estreia será às 21h de hoje, no Espaço dos Parlapatões –, traz o autor escocês David  Harrower, com os atores Cristina Cavalcanti e Nelson Baskerville.

Numa sala abarrotada de lixo, usada como refeitório pelos funcionários de uma empresa, um homem e uma mulher se re-encontram. A última vez que se viram foi há vinte anos, num quarto de hotel. Desde então tentam se reerguer, em vão.

Blackbird trata de como as atitudes do passado afetam o presente de forma irreversível, e questiona tudo o que sabemos sobre amor, culpa e moral.

Inspirada num caso que aconteceu nos Estados Unidos, a peça contudo não se propõe a ser uma dramatização do real. Num intenso jogo de palavras, os dois se confrontam e dissecam o tabu que eles próprios viveram mas cujo nome são incapazes de pronunciar, vivendo momentos de amor e ódio, nostalgia e rancor, sedução e desespero.

Segundo o diretor Alexandre Tenório, a dramaturgia do escocês David Harrower apresenta uma série de características inovadoras que vão além do próprio tema.

“O aspecto formal do texto nos coloca diante de um novo tipo de realismo, muito mais próximo da linguagem falada, ao mesmo tempo em que valoriza a composição sonora de uma obra destinada ao palco”, diz Tenório, “A escrita em linhas quebradas, a constante ausência de pontuação, a economia de rubricas, pausas e silêncios desenham a respiração e dão aos intérpretes e à direção inúmeras opções de abordagem de expressão”, conclui.

BLACKBIRD – Estréia dia 18 de SETEMBRO, sábado, 21:00 horas no Teatro dos Parlapatões. Autor – David Harrower. Direção – Alexandre Tenório. Elenco – Nelson Baskerville e Cristina Cavalcanti. Tradução: Alexandre Tenório. Censura – 12 anos. Duração – 70 minutos. Temporada – Sábados ás 21:00 horas, domingos ás 20:00 horas. Ingressos – R$ 30,00 (meia entrada para estudantes, classe artística e pessoas acima de 65 anos) . Em cartaz até 24 de outubro.

Teatro dos Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro  Informações 11-3258 4449

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário
  1. Fui à estréia do espetaculo BLACKBIRD; …e vibrei, vibrei muito! minhas maos seguravam uma na outra, apertava, o corpo respirava junto com cada emoçao! …lindo! Nao percam essa qualidade maravilhosa de interpretaçao dos dois queridos e esse diretor maravilhoso que é o Alexandre! O texto é como um daqueles pratos maravilhosos, encaixa deliciosamente na boca do ator!

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*