Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com.br)
SÃO PAULO – Bel Kowarik e Marcos Damigo são os intérpretes desta composição de rara sensibilidade pelo dramaturgo Tom Kenpinski. Dueto Para Um, dirigido por Mika Lins, tem apenas mais duas semanas de apresentações, no Centro Internacional de Teatro (CIT) – Ecum, encerrando o ciclo de diversas temporadas bem-sucedidas.
Seis sessões de terapia, seis duelos entre uma paciente acometida de esclerose múltipla, violinista virtuose que saiu de cena e se encontra numa cadeira de rodas – interpretada, com todas as notas que compõe a mais bela sinfonia, por Bel Kowarik – e um psiquiatra que intervém na medida exata a evocar da paciente variações de reflexões sobre o mesmo tema. O ator Marcos Damigo executa a tarefa de interpretar esse lacônico terapeuta que atinge sua humanidade mais aguda quando revela seu incômodo com o modo de agir da paciente.
Mika Lins segue a simplicidade na condução de Dueto Para Um realçando as nuanças dessa relação que, além de paciente e terapeuta, é a provocação em se imergir nas camadas do que se é, em oposição ao que se imaginava ser.
A estrutura cenográfica criada por Cássio Brasil, uma espécie de arena mecânica que gira sutilmente ao decorrer das cenas, dá a dupla dimensão de ringue, em que se dá esse duelo, e púlpito onde a paciente representes o tempo todo, até que o médico a chame à realidade. A rotatividade lenta da estrutura quebra o que parecia imutável como o é na vida da gente: nossas transformações são perenes, embora paulatinas.
Originalmente criada por Marcelo Pellegrini, a trilha da peça traz os toques que, possivelmente, associamos com as melodias que compõe a alma da protagonista: um dorido lamento em veste de gala.
Ficha técnica:
Texto – Tom Kempinski.
Tradução – Ana Saggese.
Direção – Mika Lins.
Elenco – Bel Kowarick e Marcos Damigo.
Diretor de Cena – Tiago Moro.
Cenografia – Cássio Brasil.
Iluminação – Caetano Vilela.
Trilha sonora – Marcelo Pellegrini.
Fotos – Roberto Setton.
Produção Executiva – Roberta Koyama.
Serviço:
Dueto Para Um
Até 12 de maio
Centro Internacional de Teatro ECUM
Sexta e sábado, 21h; domingo, 20h.
A bilheteria abre duas horas antes. Local da apresentação: Sala 1.
Ingresso: R$ 40,00