Afonso Gentil, para o Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – É sempre um prazer assistir a um trabalho da atriz Débora Duboc, não tão assídua quanto gostaríamos. Embora essa quase condição de bissexta, Duboc nunca deixa de corresponder com protagonistas densas ou de deliciosas estripulias amorosas ao estilo dialético de Pirandello. Agora, na pele de uma redescoberta Jocasta, a mãe-esposa de Édipo , atriz e autor/ diretor (Elias Andreato) renovam o mito até as raias da intimidade, remetendo-o ao feminismo dos nossos tempos.
Jocasta, na peça Édipo Rei, de Sófocles, tem rápida passagem pela cena, mais ao final, já tomada pela perplexidade que lhe havia reservado um oráculo implacável, a caminho do suicídio.
Nas mãos do autor, o contexto é o mesmo. Revelam-se, com todos os desdobramentos, as aspirações pela realização carnal e pela maternidade, que sòmente esse desventurado marido-filho, Édipo,lhe satisfaria.
É, porém, com “delicadeza minimalista” que a atriz caminha pelo pantanoso terreno, mantendo a personagem no rol dos respeitosos perfis da nobreza daquele Grécia mítica dos deuses.
Dona de requisitos técnicos para tal empreitada, Débora Duboc nos presenteia com impecável dicção, pouco comum entre essa “garotada” que irrita pela embolação das falas; prima pela consciência de sua elegante silhueta em cena, que ela explora com astúcia feminina e natural simplicidade; e, o mais importante, recheando o quadro com “visceral paixão”, aquela referida pelo crítico deste Aplauso Brasil, Michel Fernandes, em crítica publicada em 11 de novembro.

Brinda-nos, Débora Duboc, com outra atuação de elevado padrão cênico.
A direção de Elias Andreato, que está “à toda” ultimamente, é competente, assim como a feitura revirada do mito.
Gente competente (Fábio Namatame, Wagner Freire e Fause Haten) respectivamente no espaço cênico, luz e figurino, garante a qualidade da encenação, de belo visual.
Serviço:
JOCASTA /Teatro Eva Herz- Livraria Cultura – Conjunto Nacional/ Avenida Paulista, 2073 – Metrô Consolação / fone 3170-4059 / 3ª e 4ª. feira às 21 horas/ 60 minutos /
14 anos / R$ 40,00 (inteira) / ATÉ 11 DE DEZEMBRO