CRÍTICA: DUAS BOAS OPÇÕES DE ENTRETENIMENTO

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

ANTES TARDE DO QUE NUNCA
ANTES TARDE DO QUE NUNCA

SÃO PAULO – Façamos vistas grossas às críticas filosóficas da Escola de Frankfurt à “Indústria Cultural” e, na sequência, assumir que esse modus operandi, para o bem e para o mal, está no meio de nós, para, nesse caldeirã,o abordar duas superproduções musicais, Antes Tarde do Que Nunca e Mudança de Hábito, ambas assinadas pela Time For Fun, exemplos de bom entretenimento.

MUDANÇA DE HÁBITO
MUDANÇA DE HÁBITO

Aos assíduos telespectadores da Sessão da Tarde, ambas comédias musicais ambientadas nos Estados Unidos da América – que utilizam como conflitos temas norte-americanos, como a Lei Seca da década de 1920 e seus respectivos contrabandistas de Antes Tarde do Que Nunca, ou as perseguições de mafiosos em Mudança de Hábito -, cumprem o que se propõe: fazer rir despretensiosamente, fugir do caos político, econômico e social.

Àqueles avessos a esse tipo de “produto cultural” há que se reconhecer esse gênero e deslocar nosso olhar ao que parece ser o que, em detrimento do desenvolvi-me de um tema, importa de fato: cenografia, figurinos, efeitos visuais, músicas e desempenho do elenco.

No caso de Mudança de Hábito, até o dia 13 de dezembro no Teatro Renault, trata-se de um espetáculo franqueado, ou seja, com os aspectos visuais (efeitos, cenários e figurinos) seguindo os padrões do espetáculo original produzido na Broadway.

ANTES TARDE DO QUE NUNCA
ANTES TARDE DO QUE NUNCA

A trama, que saltou das telas do cinema para os palcos, traz a hilária Deloris (Karin Hils), uma cantora da noite que, após presenciar um assassinato, precisa se refugiar num convento onde acaba, à contragosto da Madre Superiora (Adriana Quadros), revolucionando o coral das freiras. Para que os quiproquós funcionem e, além de gargalharem, o público fique fisgado e torça para que o bem vença o mal, a necessidade de um elenco coeso, que alie riqueza vocal e talento cômico, é vital. Por isso posso recomendar Mudança de Hábito, destacando, além de Karin Hils e Adriana Quadros, Thiago Machado, Beto Sargentelli, Fred Silveira e Andrezza Massei.

MYDANÇA DE HÁBITO
MUDANÇA DE HÁBITO

O alicerce de Antes Tarde do Que Nunca são as excelentes músicas dos irmãos Gershwin (George e Ira), em boa versão de Miguel Falabella, que parece se divertir na pele do playboy Jimmy Winter que se apaixona pela contrabandista Billie Bendix, interpretada pela excelente Simone Gutierrez.

Repleta de clichês e imersa nos anos 1920 em que os Estados Unidos vivia a Lei Seca e, portanto, não faltava o contrabando, a insipiência da trama é superada pela direção, de muito bom gosto, assinada por José Possi Neto que eleva números, como o do banho de Eileen Evergreen (a excelente Jana Amorin), à galeria dos momentos inesquecíveis dos musicais.

Claudio Galvan, Ingrid Gigher, Naomy Scholling, além dos exuberantes figurinos criados por Fábio Namatame arrematam o motivo da indicação de Antes Tarde do Que Nunca, em cartaz no Teatro Cetip até o próximo dia 13.

MUDANÇA DE HÁBITO – Equipe criativa e técnica

WHOOPI GOLDBERG – Produtora

ALAN MENKEN – Música

GLENN SLATER – Letras

CHERI E BILL STEINKELLNER – Libreto

KLARA ZIEGLEROVA – Designer de Cenografia

LEZ BROTHERSTON – Designer de Figurino

NATASHA KATZ – Designer de Luz

GARETH OWEN – Designer de Som

MICHAEL KOSARIN – Supervisor Musical, Arranjos Vocais e Músicas Adicionais

DOUG BESTERMAN – Orquestração

MARK HUMMEL – Arranjos de Dance Music

ANTONHY VAN LAAST – Coreógrafo

JERRY ZAKS – Diretor

BIANCA TADINI – Versão Brasileira

LUCIANO ANDREY – Versão Brasileira

FERNANDA CHAMMA – Diretora e Coreógrafa Residente

VÂNIA PAJARES – Diretora Musical Residente e 1º Regente

 

Para mais informações, acesse:

www.musicalmudancadehabito.com.br

fb.com/t4fmusicais

twitter.com/t4fmusicais

instagram.com/t4fmusicais

 

“MUDANÇA DE HÁBITO”

APRESENTADO POR MINISTÉRIO DA CULTURA E GRUPO BRADESCO SEGUROS

PATROCÍNIO: CIELO, EMS E SKY

APOIO: RAÍZEN E RENNER
PRODUÇÃO: WHOOPI GOLDBERG, STAGE ENTERTAINMENT E TIME FOR FUN

MEIO DE PAGAMENTO PREFERENCIAL: BRADESCO CARTÕES

 

Local: Teatro Renault – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista, São Paulo – SP

Sessões: Quintas e Sextas, às 21h, Sábados, às 17h e 21h, e Domingos, às 16h e 20h.

Até 13 de dezembro

Capacidade: 1.530 lugares.
Assentos: O teatro conta com 16 assentos para deficientes físicos e 11 para pessoas obesas.
Classificação etária indicativa: Livre. Menores de 12 anos: permitida a entrada (acompanhados dos pais ou responsáveis legais).

Estacionamento: O teatro não possui estacionamento próprio.
Ingressos: De R$ 25,00 a R$ 260,00.

 

Quintas 21h
SETORES INTEIRA MEIA-ENTRADA
Plateia Premium R$ 240,00 R$ 120,00
Camarote R$ 200,00 R$ 100,00
Visão Parcial Balcão B R$ 50,00 R$ 25,00
Camarote / ZZ R$ 200,00 R$ 100,00
Plateia A R$ 200,00 R$ 100,00
Plateia B R$ 170,00 R$ 85,00
Balcão A R$ 100,00 R$ 50,00
Balcão B R$ 50,00 R$ 25,00

 

Sextas 21h / Sábados 17h e 21h / Domingos 16h e 20h
SETORES INTEIRA MEIA-ENTRADA
Setor Premium R$ 260,00 R$ 130,00
Camarote R$ 220,00 R$ 110,00
Visão Parcial Balcão B R$ 50,00 R$ 25,00
Camarote / ZZ R$ 220,00 R$ 110,00
Plateia A R$ 220,00 R$ 110,00
Plateia B R$ 190,00 R$ 95,00
Balcão A R$ 110,00 R$ 55,00
Balcão B R$ 50,00 R$ 25,00

 

– Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

 

Pré-venda

– Bradesco Cartões:

(1) Clientes: Cartões Bradesco e Associados American Express® Membership Cards tiveram benefícios exclusivos de 20% de desconto em ingressos inteiros (limitado a 30% de cada setor) e parcelamento do valor em até 3 vezes durante a pré-Venda que aconteceu de 10 a 30/11/14. Oferta não válida para cartões de lojas e cartões corporativos e empresariais. Os American Express® Membership Cards são emitidos pelo Banco Bradesco Cartões S.A e integram a linha de Cartões Bradesco. Parcelamento sujeito aos critérios de aprovação e elegibilidade do Banco Bradesco Cartões. 

 

Bradesco Seguros:

(2) Clientes Bradesco Seguros têm benefício exclusivo de 20% de desconto em ingressos inteiros (limitado a 100 ingressos por sessão e máximo de 20% por setor) para compra efetuada nos pontos presenciais (bilheteria oficial e PDV) com qualquer meio de pagamento, mediante apresentação da carteirinha do seguro vigente, junto com documento de identidade com foto. Vendas limitadas a 8 ingressos por CPF.

 

Temporada

– Clientes Bradesco Seguros: 20% de desconto na compra de ingressos inteiros, limitados a 8 ingressos por CPF para clientes Bradesco Seguros — Saúde, Capitalização, Auto, Vida, Previdência e seguros em geral — e titulares dos cartões de crédito Bradesco Seguros (bandeiras Visa e Amex), mediante apresentação da carteirinha do seguro vigente e documento com foto, limitados a 100 ingressos por apresentação e máximo de 20% por setor, apenas nos pontos presenciais (bilheteria do Teatro Cetip e PDVs).

 

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA

Teatro Renault – diariamente, 12h às 20h (em dias de espetáculo, a bilheteria funciona até o início da apresentação) Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista

 

LOCAIS DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

Pontos de venda no link

Pela Internet: www.ticketsforfun.com.br

Retirada na bilheteria e E-ticket – taxas de conveniência e de entrega.

 

Formas de Pagamento: dinheiro, cartões de crédito American Express®, Visa, MasterCard, MasterCard débito, Diners e cartões de débito Visa Electron.


Venda a grupos: grupos@t4f.com.br

ANTES TARDE DO QUE NUNCA – Equipe criativa Brasil

Adaptação do Texto – Miguel Falabella

Direção – José Possi Neto

Coreografia – Fernanda Chamma

Direção Musical – Josimar Carneiro

Cenário – Renato Theobaldo

Figurino – Fabio Namatame

Designer de luz – Drika Matheus

Designer de som – Fernando Fortes

Designer de cabelo e maquiagem – Anderson Bueno

 

SERVIÇO – ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Ministério da Cultura e Bradesco Seguros apresentam

Patrocínio: Cielo

Apoio: Somos Educação e Renner

Realização: TIME FOR FUN

Até 13 de dezembro

Local: Teatro Cetip – (Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros).

Horários: quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; domingos, às 17h.
Duração: 150 minutos em dois atos (com intervalo de 15min).

Ingressos: de R$ 25 (meia-entrada) a R$ 230.

Classificação Etária: Classificação livre. Menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Capacidade: 627 lugares.
Estacionamento terceirizado com manobrista

 

QUINTA-FEIRA 21H
PREÇOS PLATEIA PREMIUM PLATEIA INFERIOR PLATEIA SUPERIOR A PLATEIA SUPERIOR B
INTEIRA R$ 220,00 R$ 180,00 R$ 110,00 R$ 50,00
MEIA R$ 110,00 R$ 90,00 R$ 55,00 R$ 25,00
SEXTA-FEIRA 21H, SÁBADO 17H E 21H E DOMINGO 17H
PREÇOS PLATEIA PREMIUM PLATEIA INFERIOR PLATEIA SUPERIOR A PLATEIA SUPERIOR B
INTEIRA R$ 230,00 R$ 190,00 R$ 120,00 R$ 50,00
MEIA R$ 115,00 R$ 95,00 R$ 60,00 R$ 25,00

 

– Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

 

– Clientes Bradesco Seguros: 20% de desconto na compra de ingressos inteiros, limitados a 8 ingressos por CPF para clientes Bradesco Seguros — Saúde, Capitalização, Auto, Vida, Previdência e seguros em geral — e titulares dos cartões de crédito Bradesco Seguros (bandeiras Visa e Amex), mediante apresentação da carteirinha do seguro vigente e documento com foto, limitados a 100 ingressos por apresentação e máximo de 20% por setor, apenas nos pontos presenciais (bilheteria do Teatro Cetip e PDVs).

 

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA

 

Teatro Cetip – diariamente, 12h às 20h (em dias de espetáculo, a bilheteria funciona até o início da apresentação) Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros

 

LOCAIS DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

 

Pontos de venda no link

Pela Internet: www.ticketsforfun.com.br

Retirada na bilheteria e E-ticket – taxas de conveniência e de entrega.

 

Formas de Pagamento: dinheiro, cartões de crédito American Express®, Visa, MasterCard, MasterCard débito, Diners e cartões de débito Visa Electron.

 

Venda a grupos: grupos@t4f.com.br

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.