SÃO PAULO – Criado por Cao Hamburger e Teodoro Poppovic como série televisiva em 2014, o espetáculo Que Monstro Te Mordeu transborda pela primeira vez seu mundo para fora das telinhas, para ganhar palco e exposição no Teatro do Sesi.

Tudo acontece no Monstruoso Mundo dos Monstros (MMM), onde as criaturas desenhadas por crianças ganham vida. É nesse mundo que certo dia aparece a monstrinha Lali (interpretada por Bebel Ribeiro), um tipo diferente dos demais.

Para se adaptar ao novo mundo, Lali busca conhecer e fazer novos amigos, como a doce Luísa, o faminto Gorgo e o hiperativo Dedé.

Tudo vai bem entre os monstros do MMM, até que o monstrólogo cientista Dr. Z começa a desconfiar de que a monstrinha na verdade é humana, transformando o Monstruoso Mundo dos Monstros num lugar de medo e intolerância.

Sob suspeita, cabe a Lali lutar por sua sobrevivência e mostrar para todos que a convivência com o diferente pode ser surpreendente.

O ponto alto do espetáculo é a direção de arte e o cuidado com adereços e bonecos, cenografia e figurinos, e a luz de Wagner Freire.

A direção de arte de Marco Lima privilegiou cores e tons mais escuros para que os bonecos se sobressaíssem em meio às informações da cenografia. A história foi situada num lugar engolido pela natureza, e o colorido da série deu lugar a um ambiente cheio de boas surpresas. A gênese de cada personagem foi respeitada do original, porém adaptações foram realizadas para melhor integração com toda a plástica do espetáculo.

Devo destacar os atores que manipulam os bonecos e criam vida e intensidade ao espetáculo, trazendo nuances nas vozes e muita entrega nas várias personagens que desenvolvem. Alexandre Scaldini, Daniel Costa, Fernando Mariano, Gilson Ajala, Melina Menghini, Nilton Marques, Paulo Henrique, Sandro Gattone, Sidnei Caria e Thiago Toledo.

A dificuldade da peça é a transposição do texto da TV para o teatro. Nesse sentido, o espetáculo não tem um incremento dramático – parece que estamos assistindo ao seriado da TV –, perceptível até nas marcações da protagonista, que se apresenta poupada de emoções.

Mas, calma! Ainda dá tempo de acertar esses detalhes, já que a temporada é longa e com o público tudo se aquece e se modifica.

Tanto as produtoras como o Sesi estão de parabéns por abrir um espaço novo ao teatro infantil e aos artistas dessa produção muito bem cuidada. Mérito também dos idealizadores e de Carla Candiotto, que colocaram ótimos profissionais no palco. E como já escrevi antes: que venham mais produções inéditas  com as mesmas condições ao coração da Paulista.


Que Monstro Te Mordeu?

Quando? De 9 de junho a 2 de dezembro de 2018

Onde? Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Que dias e horários? Sábados e domingos, às 14 horas.

Pra que idade? Livre para todos os públicos.

Quanto custa? Gratuito

* Reservas seus ingressos clicando aqui ou retire os ingressos remanescentes na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 13h.

Pamela Duncan, especial para o Aplauso Brasil (pameladuncandiretora@gmail.com). Acesse também www.pameladuncan.art.br