Nanda Rovere, do Aplauso Brasil (Nanda@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO– As Noviças Rebeldes– o musical, de Dan Goggin, já foi encenado em pelo menos 26 idiomas, com mais de 8.000 produções em diversos países. O espetáculo que está em cartaz no Theatro Net, na capital paulista, estreou quase 30 anos depois da primeira montagem off-Broadway, que entrou em cartaz em dezembro de 1985, na cidade de Nova York. Na produção brasileira, a tradução e a adaptação são assinadas por Flávio Marinho. A direção é de Wolf Maya. Integram o elenco: Maurício Xavier, Soraya Ravenle, Sabrina Korgut, Carol Puntel e Helga Nemeczyk.
A versão brasileira da comédia musical de Goggin estreou em 1987, com direção de Wolf Maya e elenco feminino. Posteriormente, o musical foi montado pela Cia Baiana de Patifaria, com elenco totalmente masculino e que também contou com a direção de Wolf Maya.
O público acompanha a história de cinco freiras que saíram da Irmandade de Salue Marie para jogar bingo em outro convento. As 52 freiras que ficaram no local morreram, vítimas de botulismo ao tomarem uma sopa feita com legumes enlatados vencidos.

As freiras sobreviventes precisam enterrar as colegas, mas descobrem que o caixa da Irmandade foi desfalcado pela Madre Superiora que não resistiu aos encantos da tecnologia.
Só há dinheiro para realizar o funeral de 48 irmãs. O único jeito que encontram para o enterro das quatro restantes, que são colocadas num freezer, é a produção de um show beneficente.
Durante a apresentação, as freiras resolvem vários imprevistos e, aos poucos, expõem as suas personalidades. Estão desesperadas porque o evento não sai como esperavam e precisam improvisar para encantar a plateia e assim conseguirem o dinheiro para o enterro.
A montagem que acabou de entrar em cartaz no Theatro Net, em São Paulo, tem ares de superprodução, com cenário grandioso, que remete o espectador a um espaço religioso; figurinos tradicionais usados pelas freiras e trilha sonora interpretada ao vivo pelo elenco.
O texto é simples e serve para dar aos atores a oportunidade de mostrarem os seus talentos para o canto, a dança e a interpretação.
O objetivo é a diversão, mas sem deixar de lado algumas críticas ao consumismo, que atinge até mesmo o cotidiano dessas mulheres que dedicam as suas vidas ao mundo religioso.
Quando há diálogos entre os personagens a encenação perde um pouco do ritmo, mas assim que entram os números musicais, as cenas ganham agilidade e as situações mostradas são divertidas.
Os números são interessantes porque o elenco dá um show em cena, demonstrando excelente preparo para as coreografias e competência para o humor. Divertem o público com as trapalhadas das freiras extravagantes e com um comportamento ético questionável.
O contato direto com a plateia também contribui para dar dinamismo à encenação. A disposição é a do tradicional palco italiano, mas o elenco interage em vários momentos com os espectadores, os quais são tratados como o público do show.
Um dos destaques do musical é o trabalho do ator Maurício Xavier, que canta, dança e interpreta com maestria.
Xavier é o único homem em cena e faz uma mulher sem não cair no estereótipo, com trejeitos delicados e muita vivacidade..
O ator integra um elenco coeso, em plena sintonia. São artistas experientes e que conseguiram um merecido espaço no crescente mercado de espetáculos musicais.
Ficha Técnica:
Texto: Dan Goggin.
Tradução E Adaptação: Flávio Marinho.
Direção: Wolf Maya.
Elenco: Soraya Ravenle, Sabrina Korgut, Mauricio Xavier E Helga Nemeczyk E Carol Puntel.
Cenário: Flavio Graff.
Figurino: Marieta Spada E Natália Lana.
Designer De Luz: Adriana Ortiz.
Direção Musical: Liliane Secco.
Produção Geral: Sandro Chaim.
Patrocínio: Ministério Da Cultura E Sulamérica.
Apoio: Eurofarma. Transportadora Oficial: Avianca.
Realização: Mf Chaim E Chaim Produções
Serviço:
As Noviças Rebeldes
THEATRO NET SP (799 lugares)
Rua Olimpíadas, 360 – Shopping Vila Olímpia/5° andar
Bilheteria: terça a domingo a partir das 14h. Estacionamento do shopping: R$ 10 por três horas
Vendas: www.ingressorapido.com.br / 4003.1212
Sextas e Sábados às 21h30 | Domingos às 19h
Ingressos:
R$ 150 (plateia) e 100 (balcão nobre)
Duração: 80 minutos
Recomendação: 12 anos
Temporada: Até 08 de Março