CRÍTICA: O FURACÃO MARISA ORTH EM “ROMANCE, VOL. III – AGORA VAI!”

 

Kyra Piscitelli do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

MARISA ORTH
MARISA ORTH

SÃO PAULO – Teatro Porto Seguro inaugurou há menos de seis meses e graças a uma programação de qualidade já entrou com tudo no roteiro do paulistano. O pontapé inicial foi dado com apresentações do show Atento aos Sinais, de Ney Matogrosso. O show carrega dois anos de história e é um sucesso: por onde passa tem plateia lotada. Depois, veio o musical Nine, da consagrada dupla Charles Möeller & Claudio Botelho – em cartaz aos finais de semana até dia nove de agosto. E durante a semana, o espaço também investiu em produções de peso. Prova disso, é a estreia da temporada de Romance, vol. III – agora vai! com a atriz Marisa Orth. Em cartaz até dia quatro de agosto (terça), O show é arrebatador e divertido.

Show define bem o furacão que Marisa vira no palco. Interpreta, dança, canta e, principalmente, improvisa com propriedade de uma atriz completa. A ideia é a mais banal possível: falar de romances e cantar sobre eles. Mas a empatia que a atriz tem com o público e a capacidade de transitar em diversos estilos musicais, além de conseguir ir do drama a comédia faz com que o show com toques de teatro ultrapasse o comum.

MARISA ORTH
MARISA ORTH

Marisa se diverte e o público embarca na dela. Canta, bate palma, participa contando histórias – e até entrando nas piadas. Ao lado da plateia, a atriz mostra por que foi escolhida pelo público para vencer o Prêmio Aplauso Brasil 2014 (organizado por este site). Como poucos, ela desce à plateia e quebra a tal da ‘quarta parede’ (tão falada por aí) sem forçar a barra, ou por que isso tem que ser feito por questão de moda. Esse é mesmo o lugar dela: fazendo arte em meio ao povo.

Marisa consegue o que queria quando o projeto nasceu e mostra suas múltiplas facetas em cena. Em 2008 a atriz criou o Romance Vol. II (Vol. II propositalmente: O trocadilho com número do título é II, porque o Romance I não deu certo. Como se todo romance já começasse no II). No primeiro show, ela falava de paquera e conquistas. Enquanto no espetáculo atual, declama e canta sobre a pós conquista e relacionamentos em diversas formas.

A trilha sonora é eclética como a atriz: vai do forró a música Cubana. Tem músicas de Marina Lima e Antônio Cícero, Caetano Veloso e Ângela Rô Rô, Baby Consuelo, o brega cult paraense Felipe Cordeiro, sucesso meloso dos anos 1970 da banda norte-americana Player, Baby come Black, entre outros. Uma banda competente acompanha a atriz. O espetáculo tem direção musical de Xuxa Levy e direção artística de Natalia Barros.

Para amarrar as músicas, textos criados pela atriz – do drama a comédia – são recitados. E o cenário dá um show a parte. Marco Lima criou um incrível cenário “brega”, com ornamentos de corações e lustres. Com uma luz em cores fortes e marcadas entre o rosa, roxo, verde, azul, amarelo e, claro, vermelho os tais adereços do cenário ganham destaque e complementam o clima. Sem falar nos figurinos dos premiados Fabio Namatame e Fause Haten vestidos por Marisa.

Entre tantos números realizados no palco, a cena que vale o espetáculo é quando Marisa surge em uma cama – que aparece na vertical para a plateia. Ali ela canta, interpreta e até dança em um espaço mínimo.

Romance, vol. III – agora vai! enquanto faz temporada em São Paulo, as terça,s viajou para alguns cantos do Brasil. E o O projeto do Vivo EnCena  deve voltar ainda a São Paulo e viajar muito. Então, vale ficar de olho nas redes sociais do projeto no Facebook e no Intagram.

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*