Nanda Rovere, do Aplauso Brasil (nanda@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO– Acorda Amor é o segundo espetáculo da Companhia Teatro Cego, encenado completamente no escuro. No ano passado, apresentou O Grande Viúvo, baseado na obra de Nelson Rodrigues e nesse novo trabalho, traz ao palco trama baseada nas canções de Chico Buarque. A montagem com texto e direção de Paulo Palado, tem a trilha sonora, executada ao vivo pela banda Social Samba Fino. A temporada acontece de segunda a quinta no Teatro Sérgio Cardoso, até 26 de junho.
O espetáculo mostra a trajetória de jovens que lutam contra a ditadura militar nos anos 1970.
Três rapazes disputam o amor de uma garota. São jovens que estão envolvidos com a guerrilha estudantil e estão aprendendo a lidar com os seus sentimentos.
O público acompanha o desenrolar dos fatos através de vozes, sons, cheiros e sensações táteis. O elenco formado por atores cegos e não cegos apresenta entonações que retratam com competência as emoções dos personagens.

O Teatro Cego é uma vivência marcante. Num mundo em que estamos expostos a uma enxurrada de imagens, o espectador, sem a visão, tem a oportunidade de aguçar os seus sentidos para emoções e sensações que estão além do olhar.
Para os deficientes visuais, por sua vez, o Teatro Cego propicia a inclusão sociocultural, através de um trabalho de qualidade e que promove reflexões sobre o respeito ao próximo, suas limitações e a capacidade de superá-las.
Num primeiro momento não é fácil estar num ambiente em que a luz nos é privada, mas aos poucos a trama começa a nos envolver e a visão se torna desnecessária para a compreensão da história que está sendo contada no palco, que é tratada com sensibilidade pela equipe.
A trilha merece destaque, pois além de costurar as cenas, traz sucessos inesquecíveis de Chico Buarque no ano em que o artista completa 70 nos de idade. Os músicos da banda Social Samba Fino, que não são cegos, têm o mérito de tocarem na escuridão com maestria.
Sobre o Teatro Cego
É uma proposta teatral que nasceu na Argentina. O Teatro Cego coloca elenco e plateia em igualdade de condições, completamente no escuro, despertando a imaginação, a intuição, outros sentidos e percepções, com sons, aromas, estímulos táteis e térmicos, movimentações de cena e muito mais. O elenco, a equipe musical e a produção são formados por pessoas com e sem deficiência visual. Com início em 2012 no Brasil, o Teatro Cego tem encenado a peça “O Grande Viúvo”, de Nelson Rodrigues, com a produção da Caleidoscópio Comunicação e Cultura e com a direção de Paulo Palado. A peça tem percorrido diversos teatros da cidade de São Paulo e de algumas cidades do interior do estado Acorda Amor já fez apresentações no Itaú Cultural antes da temporada no Teatro Sérgio Cardoso.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Paulo Palado
Arranjos e direção musical: Lua Lafaiette
Trilha Sonora: Social Samba Fino
Elenco Paulo Palado,Giovanna Maira, Sergio Sá,Ian Noppeney,Leonardo Santiago,
Músicos (Social Samba Fino): Luiz Mel – voz e cavaquinho, Eric Budney – contrabaixo acústico e elétrico, Jonas Dantas – piano, Rafael Pereira – bateria, Marcel Ortiz – guitarra, Claudio Martins – percussão, Paulinho Franguets – percussão
Gerência de Produção: Carlos Righi
Equipe de produção Zan Martins,Paula França,Daniel Medeiros,Lucas Gomes
Patrocínio Banco Itaú
Serviço:
Acorda Amor
Teatro Sergio Cardoso
Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153. Bela Vista
Bilheteria: 3288.0136
De segunda a sábado, das 14h às 19h, para vendas antecipadas. De segunda a domingo, das 14h até o início do espetáculo. Aceita todos os cartões.
Vendas: www.ingressorapido.com e 4003.1212
Segunda a Quarta às 20h30 | Quinta às 20h
Ingressos: R$ 30
**Não haverá espetáculo nos dias 12, 17 e 23,por conta dos jogos do Brasil**
Duração: 60 minutos
Recomendação: 14 anos
Capacidade: 80 lugares
Curta Temporada: De 02 a 26 de junho