Crítica: Um encontro histórico

Luís Francisco Wasilewski, do Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

A ÚLTIMA SESSÃO -foto de João Caldas
A ÚLTIMA SESSÃO -foto de João Caldas

SÃO PAULO – A Última Sessão, em cartaz no Teatro Frei Caneca, é um espetáculo obrigatório para quem gosta, estuda ou ama o teatro. Odilon Wagner teve a genial ideia de unir em uma mesma peça Etty Fraser, Miriam Mehler, Nívea Maria, Sonia Guedes, Laura Cardoso, Yunes Chami, Gésio Amadeu, Sylvio Zilber, Gabriela Rabelo e Marlene Collé. Esta junção coloca em um só palco nomes que participaram dos mais significativos movimentos da cultura brasileira como o começo da televisão e o aparecimento de companhias teatrais como o Arena e o Oficina. Isso dá para A Última Sessão este aspecto de acontecimento histórico para a cena brasileira atual.

Odilon Wagner, em sua função como dramaturgo, soube criar um texto hábil e envolvente para estes grandes intérpretes. O encontro das personagens no Clube Inglês é marcado por diálogos engraçados, farpas e ótimas situações engendradas pelo autor.

A ÚLTIMA SESSÃO -foto de João Caldas
A ÚLTIMA SESSÃO -foto de João Caldas

Etty Fraser, por exemplo, representa muito bem a sua idosa que lembra Dercy Gonçalves. Coube a Sylvio Zilber a interpretação do velho com veleidades de grande ator e que no decorrer da peça diz diversas falas de personagens shakespearianos.

O bardo, por sinal, aparece como referência na bela cenografia da montagem, uma criação de Chris Aizner e Nilton Aizner. A boa direção da encenação também leva a assinatura de Odilon. E completando a festa teatral Marlene Collé canta divinamente nesta espetacular A Última Sessão.

Roteiro:
A Última Sessão. Texto e direção: Odilon Wagner. Elenco: Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Miriam Mehler, Gésio Amadeu,Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé. Cenografia: Chris Aizner. Figurino: Tica Bertani. Visagismo: Rosemary Paiva. Direção musical e arranjos: Swami Jr. Desenho de luz: Marisa Bentivegna. Direção de produção: Gabriel Paiva. Assistentes de Direção: André Acioli e Priscila Jorge.
Serviço: Teatro Shopping Frei Caneca (600 lugares), rua Frei Caneca, 569, 7º andar, tels (11) 3472-2229 3472-2230. Horários: quintas, às 16h, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 18h. Ingressos: R$ 80.Bilheteria: de terça a domingo, das 13h até o início do espetáculo (no dia em que não houver espetáculo, até às 19h00). Vendas: (11) 4003.1212 / www.ingressorapido.com.br. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Temporada: até 27 de abril.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado