Luís Francisco Wasilewski, do Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

chacrinha, o musical
chacrinha, o musical

SÃO PAULO – O pulular de musicais biográficos na cena teatral brasileira atual vem recebendo algumas críticas da imprensa e da classe artística. No entanto, em um país como o nosso no qual a memória cultural é tão destratada, este gênero de espetáculo tem o mérito de possibilitar que a plateia conheça um pouco da história do Brasil. Chacrinha, o Musical é um exemplo de musical biográfico bem sucedido.

Em primeiro lugar, é preciso parabenizar a Aventura Entretenimento que não economizou artística e financeiramente em recontar a história do “Velho Guerreiro”. Pedro Bial e Rodrigo Nogueira criaram uma estrutura sagaz para a dramaturgia do espetáculo. Eles começam revisitando o Teatro de Cordel para falar da infância do biografado. Também foi muito feliz a ideia de que a personagem apareça desdobrada em dois intérpretes durante o espetáculo.

chacrinha, o musical
chacrinha, o musical

Andrucha Waddington estreia na direção teatral com uma bela concepção cênica. Se no primeiro ato há a utilização de elementos da cultura nordestina, o segundo ato que mostra o sucesso de Abelardo Barbosa como figura midiática nos remete ao Teatro de Revista com as chacretes descendo do palco e interagindo com o público. E convidar uma parte da plateia para sentar no palco e atuar como auditório dos programas de Chacrinha foi outro acerto do encenador.

São deslumbrantes a cenografia de Gringo Cardia, bem como o figurino assinado por Claudia Kopke e a coreografia de Alonso Barros. Há uma riqueza na estética do Musical, que nos encanta visualmente.

No elenco os dois grandes destaques são Leo Bahia e Stepan Nercessian, que representam respectivamente o jovem Abelardo Barbosa e o velho Chacrinha. Leo é uma grata surpresa que Chacrinha, O Musical traz. Atua e canta divinamente, mostrando ser uma promessa de um novo grande nome entre os atores dos Musicais brasileiros. E Nercessian faz seu retorno aos palcos mimetizando com perfeição a dicção e os gestos do grande Chacrinha.

Chacrinha, O Musical é mais um acerto dos recentes Musicais brasileiros. Um espetáculo que é uma explosão de alegria.

Serviço:

Chacrinha, o musical
Data: de 27 de março a 26 de julho.
Horário: quintas, às 21h, sextas às 21h30. Sábados às 16h e às 20h e domingos às 19h.
Local: Teatro Alfa
End.: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – zona Sul – São Paulo.
Preço: de R$ 50 a R$ 180
Tel: (11) 5693-4000 ou 0300 789-3377