PORTO ALEGRE – Heinz Limaverde é um dos maiores atores do Rio Grande do Sul. Tive o privilégio de acompanhar sua carreira teatral desde o começo. Há anos ele construiu uma parceria artística com a encenadora Patrícia Fagundes e sua Cia Rústica de Teatro. Juntos deram ao teatro gaúcho encenações primorosas como O Fantástico Circo Teatro de um Homem Só, onde ele recontava a história de sua vida e do seu ofício a partir de sua experiência com o circo e o Teatro de Revista.
A dupla acabou de engendrar um novo espetáculo, o excelente Desmedida Naitchy Club. Desta vez, a dramaturgia foi construída a partir da vivência do ator nos anos em que trabalhou como transformista em espetáculos e casas noturnas de Porto Alegre. Assim como os já citados circo e Teatro de Revista, os espetáculos em que atores travestidos dublavam também sofreram preconceito e foram marginalizados no âmbito da cultura teatral. Porém, a legitimidade deste trabalho vem sendo gradativamente recuperada.
Desmedida Naitchy Club não focaliza apenas o aspecto da cultura gay. Heinz e Patricia abordam na encenação outros preconceitos como a gordofobia, que o ator vivenciou desde criança. Há no espetáculo uma aproximação da figura do ator com a da icônica travesti Divine, que foi musa do cineasta John Waters. Neste ponto, merece elogio a maquiagem criada por Nikki Goulart, que fez o desenho da sobrancelha do ator igual ao utilizado por Divine.
Acompanhado o ator em cena está o ótimo músico Kevin Brezolin. A trilha sonora do espetáculo está a serviço da dramaturgia, o que é algo importante. Também merece ser lembrada a iluminação de Eduardo Kraemer, um mestre na iluminação do teatro gaúcho.
Desmedida Naitchy Club já desponta como um dos melhores espetáculos do teatro gaúcho de 2018. Imperdível!!!
Eles querem voltar em cartaz ainda este ano, então acompanhe o site da companhia para saber quando e onde isso irá acontecer: www.ciarustica.com.br.
Ficha Técnica
Direção: Patricia Fagundes
Dramaturgia: Heinz Limaverde e Patricia Fagundes
Elenco: Heinz Limaverde
Trilha em cena: Kevin Brezolin
Trilha pesquisada: o grupo
Figurinos: Heinz Limaverde
Iluminação: Eduardo Kraemer
Cenografia: Rodrigo Shalako
Assistência de produção: Diego Nardi
Criação e realização: Cia Rústica
Assessoria de imprensa: Léo Sant´Anna – (21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561 – leosantanna@hotmail.com

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil