CRÍTICA: VALE A PENA CONFERIR “5 MULHERES USANDO O MESMO VESTIDO”

SÃO PAULO – Você tem apenas até o dia 30 para conferir a divertida comédia 5 Mulheres Usando o Mesmo Vestido do vencedor do Oscar (por Beleza Americana) Alan Ball, na Sala Piscina do Viga Espaço Cênico.

Sob direção de Fernando Rocha, o espetáculo concentra-se,   assertivamente, no elenco para narrar a história de cinco mulheres, madrinhas de casamento (por isso usam o vestido idêntico), que fogem, para a suíte de uma delas, da festa que acontece no andar de baixo da casa. Nesse ambiente íntimo é que adentramos no universo de cinco tipos distintos do universo feminino:

Lorena (Valéria Gomes), uma evangélica com pendores pra cleptomania; LucianaAlessandra Lia), infeliz com o marido e nas relações extraconjugais; a lésbica Paty (Sullivan Sena), irmã do noivo; Duda (Priscila Castello Branco), a irmã da noiva que guarda um segredo que envolve sua iniciação sexual e Marta (Déo Patrício), descrente com os homens ela se envolve num inteligente jogo de palavras com Pedro (Alexandre Freitas), primo do noivo.

Embora os assuntos não sejam abordados de forma que se verticalizem suas discussões, há interpretações que dão sabor especial ao espetáculo como a inocência da evangélica vivida por Valéria Gomes, cujos sorrisos e demais reações, dão um toque quase clownesco a sua personagem. Alessandra Lia também nos oferece momentos memoráveis com sua Luciana, uma hilária mulher-à-beira-de-um-ataque-de-nervos que, depois de algumas taças de champanhe a mais, solta o verbo. Sullivan Sena dá elegância, charme e feminilidade à inteligente Paty, quebrando um estereótipo da lésbica masculinizada.

Talvez a opção tomada pela iluminação do espetáculo não auxilie em nada, até atrapalha, a concepção cenográfica que, pensamos, deveria cuidar para que nos desse a ilusão, vez que a chave utilizada na encenação é a realista, de se tratar da casa de uma família abastada.

 

Ficha Técnica:

 

Autor: Alan Ball

Tradução e Adaptação: Valéria Gomes

Direção: Fernando Rocha

Com:

Alessandra Lia

Alexandre Freitas

Deo Patricio

Priscilla Castelo Branco

Sullivan Sena

Valéria Gomes

Cenário: Rodrigo Machado

Figurino: Valéria Gomes

Iluminação: Jonas Ribeiro

Trilha sonora: Fernando Rocha e Valéria Gomes

Visagismo: Max Cherman

Cenotécnico: Fabio Faona

Fotos: Ronaldo Gutierrez

Design gráfico: Fábio Arcosi

Assessoria de imprensa: Morente Forte

Direção de Produção: Fernando Rocha

Produção Executiva: Valéria Gomes

5 MULHERES USANDO O MESMO VESTIDO

VIGA Espaço Cênico

Sala Piscina (35 lugares)

Rua Capote Valente, 1323

Informações: 3801.1843

 

Sábado às 21h | Domingo às 19h

Ingressos:

R$ 30

 

Duração: 75 minutos

Recomendação: 16 anos

 

 

Estreou dia 1º de Abril de 2017

 

Curta Temporada: até 30 de Abril

 

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com.br)

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.