Crítica: “Pós-F” faz homenagem à Fernanda Young em teatro online requintado

EM REDE – O solo teatral baseado no livro Pós F, para além do masculino e do feminino, de Fernanda Young, em cartaz no Teatro Porto Seguro, é um dos resultados mais interessantes em termos de teatro online. Provavelmente, isso se dê porque o espetáculo mescla a tecnologia do virtual com teatro de fato. Em…

Crítica: “Nefelibato” é convite à consciência da miséria brasileira

  SÃO PAULO – O espetáculo Nefelibato faz suas últimas apresentações na sede da Cia da Revista. Essa é a segunda temporada da montagem encenada por Luiz Machado, com direção de Fernando Philbert, na capital paulista. O solo narra a história de Anderson, que depois de ter suas economias confiscadas no início da década de…

Crítica: “A verdadeira história do Barão” e a importância dos artistas realizarem seus sonhos

SÃO PAULO – Com roteiro e direção do premiado Marcelo Romagnoli, A verdadeira história do Barão comemora os 27 anos de trajetória da Cia. Cênica Nau de Ícaros, que apresenta um espetáculo inédito para toda a família. Marco Vettore e seu grupo de circo levam ao palco as inacreditáveis aventuras do Barão de Munchausen (1720-1797),…

Exclusivo: MITbr2020 tem 791 inscritos

    SÃO PAULO – A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo agradece as 791 inscrições enviadas para a Convocatória #MITbr2020, encerrada ontem, 27 de agosto de 2019. Em 2018, 464 projetos se inscreveram na #MITbr e 10 trabalhos foram selecionados e apresentados em março de 2019 na capital paulista. O resultado…

Crítica: “Eu/Telma” é exemplo de criatividade e bom teatro feito em espaço não convencional

SÃO PAULO – A Aliança Francesa do centro da cidade São Paulo tem um belo e histórico teatro em seu prédio, mas é em uma sala de aula em que Eu/Telma é encenado. O solo da atriz Nicole Marangoni sem direção, feito a partir da sua vivência com o luto e da colaboração – ou provocação…

Crítica: História, teatro, ficção e realidade em “O Encontro – Malcolm X e Martin Luther King Jr”

SÃO PAULO – Um Teatro Anchieta, no SESC Consolação cheio. Abarrotado. Pessoas – na fila de espera – ansiavam por uma sobra de ingresso. A peça era O Encontro – Malcolm X e Martin Luther King Jr., que fez curta temporada de 2 semanas, até 11 de agosto. Essa foi a primeira vez que o…

Crítica: Nunca Fomos tão felizes traz ironia, drama e humor para o Teatro Itália

SÃO PAULO – Nunca Fomos Tão Felizes em cartaz no teatro Itália traz para o palco um argumento conhecido do público e que funciona. Nancy (Larissa Ferrara) e Charlie (Mateus Monteiro) são um jovem casal que recebem o chefe dele, o Billie (Eduardo Martini) e sua esposa Simone (Nicole Cordery).  O jantar é regado a…

Crítica: Coletivo Labirinto reflete espelho político-social latino em espetáculo no porão do CCSP 

Coletivo Labirinto reflete espelho político-social latino em espetáculo no porão do CCSP SÃO PAULO – O espetáculo Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul não engana a que vem. É para pensar, sem medo de cutucar e incomodar a plateia. Os jovens do Coletivo Labirinto fazem teatro político e corajoso, no porão…

Crítica: Inspirado em Belchior, espetáculo “Na Parede da Memória” se destaca por simplicidade

SÃO PAULO – Um ano após a morte de Belchior, o espetáculo Na Parede da Memória, inspirado nas poesias do cantor e compositor brasileiro, presta uma homenagem genuína ao músico. O espetáculo também trata de importante momento da história do Brasil: a Ditadura Militar brasileira. Depois de passar por duas temporadas no Rio de Janeiro…

CRÍTICA: Grupo XIX brinca com espaço e movimenta crianças e adultos contra a intolerância em infantil

SANTOS* – O Grupo XIX faz uma importante e belíssima ocupação na Vila Maria Zélia, uma antiga vila operária na Zona Leste de São Paulo. Por conhecer o trabalho do grupo, fui ver a primeira peça infantil deles, no MIRADA – Festival Ibero-americano de Artes cênicas de Santos. O curioso é que a vocação do…