Kyra Piscitelli

Crítica: Jô dirige, volta aos palcos e leva elenco de 15 atores com equilíbrio

SÃO PAULO – Elenco grande no teatro é cada vez mais raro. São Tempos de vacas magras. Mas o fato é que Jô Soares conseguiu não só reunir uma equipe grande como também imprimir coesão e qualidade para a A Noite de 16 de janeiro. O espetáculo em cartaz no Teatro Tuca, funcionou mesmo para […]

CRÍTICA: “APROXIMANDO-SE DE A FERA NA SELVA” CONQUISTA COM A SENSIBILIDADE DAS PALAVRAS

SÃO PAULO – Em tempos de pirotecnias tecnológicas no teatro, a peça Aproximando-se de A Fera na Selva, em cartaz na Sala Porão, do Centro Cultural de São Paulo, é respiro cheio de beleza, calcado na palavra e na imaginação. Com os personagens John Marcher e May Bartran; as biografias dos escritores Henry James e […]

CRÍTICA: “GUANABARA CANIBAL” É LIÇÃO DO PASSADO DO RJ PARA NÓS

SÃO PAULO – O espetáculo Guanabara Canibal, em cartaz no novíssimo SESC 24 de maio, é um jeito de mergulhar no passado para entender nossos caminhos. A última peça da trilogia sobre a história do Rio de Janeiro é um bom exemplo de como é possível olhar para o local e torna-se universal. A peça […]

CRÍTICA: ESPETÁCULO SOBRE TRAGÉDIA DE MARIANA TRAZ REALIDADE AO TEATRO SEM MEDO DE DEBATER TEMAS

SÃO PAULO – Após 2 anos de rompimento da barragem em Mariana, dois anos de perguntas, de histórias. “Isso aí foi o quê, uma tragédia, um acidente, um desastre ou crime?”, diz a personagem-chave. Com esse ar de suspense sem resposta, em meio a destroços, a Ordinária Companhia traz o tema para o teatro, evocando […]

CRÍTICA: ESPETÁCULO “PEDAÇO DE MIM” É EQUÍVOCO DE BOAS INTENÇÕES

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br) SÃO PAULO – Pedaço de mim é uma das peças que mostram que nem sempre o conhecimento da vida real não se transforma em um bom teatro. Com a intenção de levar aos palcos e discutir a associação entre dor e prazer, o espetáculo falha no quesito teatro. O […]

CRÍTICA: “ENQUANTO AS CRIANÇAS DORMEM” FAZ RIR DE SONHOS VENDIDOS NOS MUSICAIS

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br) SÃO PAULO – O espetáculo Enquanto As Crianças Dormem entra em reta final da segunda temporada, no Teatro Viradalata, onde está em cartaz as sextas-feiras. A primeira temporada rendeu ao antimusical quatro indicações ao Prêmio Aplauso Brasil. De autoria de Dan Rosseto, a peça tragicômica – que não é […]

CRÍTICA: UMA VIAGEM COM SUASSUNA PELA ESPERANÇA BRASILEIRA

SÃO PAULO – Sábado à noite e fui ao Sesc Vila Mariana assistir o espetáculo Suassuna – O Auto do Reino do Sol, da Barca dos Corações Partidos. O Teatro estava lotado. Quando me sentei no meu lugar, uma senhora ao meu lado me cutuca. “Ei, você viu Auê? A referência ao último espetáculo do […]

CRÍTICA: A VISITA DA VELHA SENHORA TE PERGUNTA COM HUMOR: “QUAL O SEU PREÇO?”

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (Kyra@aplausobrasil.com.br) SÃO PAULO – “Querendo roubar a paz de um inimigo já na sepultura, Escreva em sua laje: Aqui Jaz Dinheiro”. O trecho final do poema “O Dinheiro” de Bertolt Brecht traduz o espírito da peça A Visita da Velha Senhora, que estreia a partir de sexta, 18, no Teatro […]

CRÍTICA: DIVÃ DE PRIVILEGIADOS NÃO FUNCIONA BEM EM “BRANCO”

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br)   SÃO PAULO – Branco: O Cheiro do Lírio e do Formol estreou em março na Mostra Internacional de teatro (MITsp). O Festival trazia como um dos motes discutir o racismo por meio do teatro. Foi nesse contexto, que Alexandre Dal Farra ganhou um edital para o projeto. Com […]

CRÍTICA: ANDREA BELTRÃO FAZ MONTAGEM POPULAR DE “ANTÍGONA” E CONQUISTA PELO CARISMA

Kyra Piscitelli*, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br) CURITIBA – Duas sessões lotadas no Teatro Bom Jesus. Assim Antígona, primeiro monólogo da atriz Andrea Beltrão foi apresentado em Curitiba. O espetáculo começou com 15 minutos de atraso. Mas, o público não pareceu se importar com isso, quando Andrea apareceu na plateia para dar os avisos e desligar […]