Crítica: “O Pequeno Príncipe” navega nos bons sentimentos

SÃO PAULO – Sempre penso que montar textos famosos tem somente um apelo comercial. Quem não leu e se encantou com O Pequeno Príncipe, por exemplo, do autor Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), publicado em 1943? Ao contrário do que pensava, tive outra sensação com a obra homônima que assisti no Teatro Folha, montada num momento…

Crítica infantil: “História do Brasil: Ame-o ou deixe-o.

SÃO PAULO – Sempre a guerra nos é contada pelo olhar dos vencedores. No caso da História do Brasil e na América Latina, em geral, também foi contada pelos vencedores. Revisionismos históricos surgem nas sociedades para questionar, refletir ou ver que os heróis não foram tão heróis e os malvados não foram tão malvados assim.…

Crítica: Costurar com o Coração é Fundamental

SÃO PAULO – Livremente inspiradas pelo conto A moça tecelã, de Marina Colasanti, e pela carta A tecelã, do tarô egípcio, as irmãs Débora Falabella e Cynhia Falabella mergulham no universo infantil e dirigem o espetáculo A minicostureira. O conto traz a história de uma jovem tecelã que transforma em realidade tudo o que tece,…

Crítica: “É necessário não olhar só para o nosso Umbigo”

I SÃO PAULO – A primeira montagem de um texto infantil, a gente nunca esquece. E a Cia Tertúlia já começa muito bem, repleta de acertos. A peça reúne ótimos atores com muito talento e entrega na sua performance. Umbigo, texto assinado por Victor Mendes com a direção de Gero Camilo, é uma história lúdica…

Crítica: “Encasulados” é uma peça para jovens fundamental aos dias que vivemos

SÃO PAULO – O texto parte do ano de 2097 para contar as aventuras de três personagens: um magnata dos canudos de plástico, Sr. Meganudo, um cientista preocupado com as abelhas e uma agente ambiental, determinada em atrapalhar os planos do magnata. Eles ganham o direito de viajar numa capsula do tempo, podendo escolher se…

Crítica: Entre o sonho e as mídias

SÃO PAULO – Fui à estreia da peça A Carruagem de Berenice, no teatro do Mube, e antes de começar o espetáculo um áudio orientou o público a deixar os celulares ligados para, assim, fotografar e compartilhar imagens nas redes sociais com hashtags associadas à produção. Observei muitas mães com celulares nas mãos, filmando e…

Crítica: “Elisa e os Cisnes Selvagens” traz mensagem para crianças e adultos persistirem sem perder a ternura

São Paulo: Penso que nós, artistas, escolhemos a peça também de acordo com o tempo em que vivemos. Duas mulheres obrigadas a deixar o lugar, separando os pertences, para ir embora. Nos dias de hoje, o que fazer?… Embrulhar tudo e partir?… Continuar? Desistir?… Acompanho a trajetória do grupo Teatro Por Um Triz, e quando…

Crítica: Espetáculo de excelente qualidade no coração da Paulista

SÃO PAULO – Criado por Cao Hamburger e Teodoro Poppovic como série televisiva em 2014, o espetáculo Que Monstro Te Mordeu transborda pela primeira vez seu mundo para fora das telinhas, para ganhar palco e exposição no Teatro do Sesi. Tudo acontece no Monstruoso Mundo dos Monstros (MMM), onde as criaturas desenhadas por crianças ganham…

CRÍTICA: “ADMIRÁVEL NINO NOVO” E O ATEMPORAL

SÃO PAULO – Para comemorar seus 36 anos de carreira, Cassio Scapin traz de volta aos palcos uma de suas mais importantes criações. O Nino, do legendário Castelo Rá-Tim-Bum, entra em cena 20 anos depois de ser interpretado pela última vez. Admirável Nino Novo, com texto e direção de Mauricio Guilherme, e produção de Rodrigo…