Da Redação do Festival de Teatro de Curitiba
Espetáculos, bate-papos e exposição fazem parte da programação
CURITIBA – As mostras especiais do Fringe, programação que integra o Festival de Curitiba, estão cada vez mais ganhando destaque. Este ano, bateram recorde: são 11 no total, sendo sete são inéditas. Entre estas está a Mostra Ave Lola, que vai apresentar espetáculos, exposição, bate-papos e oficinas de 27 de março a 6 de abril.
A Ave Lola Espaço de Criação, no bairro São Francisco, é o local que vai receber toda a mostra da companhia de mesmo nome. A equipe que dirige o local, formada por profissionais de teatro, audiovisual e música, busca preservar a noção de coletividade por meio de um trabalho realizado em equipe.
“A mostra nasceu do desejo de compartilhar com as pessoas um pouco do nosso processo artístico e o resultado do trabalho. Acreditamos que assim podemos contribuir com a formação de plateia e, como um cidadão só se vincula com aquilo que conhece, faremos também encontros para bate-papo e oficina”, diz a responsável pela mostra, Ana Rosa.
O espetáculo “O Malefício da Mariposa” abre a programação. “É uma comédia com teatro de bonecos humilde e inquietante, das que querem arranhar a lua e arranham o próprio coração”, diz Ana. Outra peça que o grupo apresenta é “Tchekhov”, de 3 a 6 de abril. O espetáculo se desenvolve em dois atos. Os encenadores Dantchenko e Stanislavski travam uma incansável busca por novos caminhos para a encenação teatral. Provocados pela dramaturgia de Anton Tchékhov, os criadores do Teatro de Arte de Moscou geraram mudanças que reverberam e influenciam o teatro até os dias de hoje e estão presentes neste espetáculo da mostra Ave Lola.
Conforme Ana, os espetáculos da Ave Lola contam com a música de um dos principais compositores de teatro do mundo, JJ Lemêtre. “Ele é o músico do Thèâtre du Soleil. A trilha sonora de “Tchekhov” é executada ao vivo e foi composta pelo Lemêtre em terras curitibanas. Ele esteve conosco por mais de um mês e compôs durante o processo de montagem, nos ensaios. Isso foi uma honra enorme.”
Oficinas e conversas
A partir de 31 de março, haverá uma oficina de máscaras balinesas ministrada por Fabianna de Mello e Souza, resultado do seu trabalho com a trupe francesa Théâtre du Soleil. Seguindo na mesma linha, Fabianna fará um bate-papo no dia 2 contando um pouco mais do uso das máscaras no desenvolvimento do jogo do ator, na improvisação e no registro da representação épica. No encontro, serão abordadas ainda questões relativas às tradições ancestrais do continente asiático, o sentido de teatralidade e disciplina que orienta os processos de criação coletiva de sua companhia.
Já no dia 3 é a vez da Mesa Russa, cuja proposta é que os artistas de “Tchekhov” falem de sua experiência na difícil tarefa de adentrar uma Rússia de outros tempos, com verdade e poesia.
Exposição
As fotografias do artista José Tezza estarão expostas no Ave Lola de 31 de março a 6 de abril. Há dois anos, o fotógrafo está acompanhando o processo da companhia. O resultado é um acervo sensível e poético dos momentos de intimidade do ator em busca do personagem.
Programação
Espetáculo “O Malefício da Mariposa”
Datas: 27 a 30 de março
Horários: 19h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339)
Oficina de Máscaras Balinesas
Ministrante: Fabianna de Mello e Souza
Data: 31 de março a 3 de maio
Horário: dia 31 das 14h às 18h – 1, 2 e 3 de abril das 9h às 13h
Local: SESC Paço da Liberdade
Bate-papo com Fabianna de Mello e Souza
Data: 2 de abril
Horário: 15h
Espetáculo “Tchekhov”
Datas: 3 a 6 de abril
Horários: 19h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339)
Mesa Russa
Data: 3 de abril
Horário: 14h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339)
Exposição de Fotografias do artista José Paulo Tezza do espetáculo “Tchekhov”
Data: 31 de março a 6 de abril
Horário: a partir das 14h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339)