Redação (aplausobrasil@aplausobrasil.com)
A partir desta terça-feira (16), o público poderá assistir um espetáculo de dança de graça em locais históricos de São Paulo. Trata-se da iniciativa do grupo Damas em Trânsito e os Bucaneiros que estreia o espetáculo Duas Memórias, inspirado na música de Chiquinha Gonzaga, a partir das 15h, na Estação da Luz.
Inspirados em técnicas de contato-improvisação, dança-teatro, balé clássico, kempo indiano, aikido e dança contemporânea, os cinco intérpretes e criadores – Carolina Callegaro e Ciro Godoy (percussionistas), Clara Gouvêa (violino), Débora Marcussi (piano) e Laila Padovan (escaleta) – se movimentam enquanto tocam trilha baseada em Chiquinha Gonzaga. A obra da primeira pianista de choro é base para a improvisação, na música e na dança.
Por meio da improvisação, os integrantes fazem uma leitura corporal e sonora do lugar onde estão encenando – no meio do público, da paisagem urbana –, valendo-se da memória contida em cada espaço.
“O trabalho é de ocupação do espaço e de improvisação. Então a arquitetura, o fluxo natural de cada lugar com seus transeuntes e o cotidiano são partes integrantes da construção do espetáculo. Na dança, buscamos inspiração nas construções que datam da época de Chiquinha Gonzaga (1840/1930). Usamos a memória contida naquele espaço e o que ele representa hoje”, explica o diretor Alex Ratton no material de divulgação.
Algumas das obras da compositora (final do séc. 19 e início do séc. 20) foram adaptadas para a formação instrumental do grupo (piano, violino, escaleta e percussão) e podem ser executadas tanto na versão original, como transformadas por meio da improvisação. A ideia não é fazer uma releitura da sua obra e sim evocar a memória dos espaços por meio de uma musicalidade inerente a uma determinada época.
Haverá apresentações na Estação da Luz em 23 e 30 de março, 15h, e nos dias 6, 13 e 27 de abril, 15h. O espetáculo será realizado também no Pátio do Colégio, em 17 e 24 de março (quartas), 17h. Em maio, seis encenações na Casa das Rosas, dias 1º (sábado) e 2, 17h, 6 e 7 (sexta), 21h, e 8 e 9, 17h, e mais duas, na Estação Brás (linha 3 – vermelha), dias 4 e 11 (terças), 15h. Duas Memórias tem apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura) e do IV Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança.