De ator a pedagogo: Ney Piacentini revê trajetória de Eugenio Kusnet em livro

neyplivroconvite-1-1-1SÃO PAULO – Personalidade marcante para o teatro brasileiro, seja como ator, preparador de elenco, autor de livros como Ator e Método – essencial para a formação de muitos atores –, ou professor em instituições como  a Escola de Artes Dramáticas e a Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Eugênio  Kusnet é o protagonista  de Eugênio Kusnet: do Ator ao Professor (Editora Hucitec), do ator Ney Piacentini, cujo lançamento  será às 20h desta segunda-feira (09), no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Na noite de lançamento do livro, o diretor Antunes Filho, quem assina o texto de apresentação da obra, ao lado de Ney e da pesquisadora Carminha Gôngorra falarão  sobre o legado de Kusnet.

NEY PIACENTINI
NEY PIACENTINI

 

Eugênio Kusnet, segundo José Celso Martinez Corrêa, é um dos mais importantes atores e professores de atuação que o Brasil já teve. O russo, que chegou em nosso país em 1926, participou ativamente como ator, entre as décadas de 1950 e 1970, dos períodos do Teatro de Brasileiro de Comédia, do Teatro de Arena e do Teatro Oficina, tornando-se pedagogo teatral, além de ter escrito três livros: Iniciação á arte dramática (1968), O método das ações inconscientes (1971)e o mais conhecido: Ator e Método (1975).

Entre seus trabalhos mais marcantes como intérprete teatral estão os personagens Otávio de Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarniére (montagem estreada em 1958) e Bessemnov de Os pequenos burgueses, de Máximo Gorki (que estreou no Teatro Oficina em 1963), pelo qual recebeu os principais prêmios de melhor ator da época.

O texto de Piacentini traz depoimentos inéditos de Maria Della Costa, Fernanda Montenegro, Valmor Chagas, Flávio Migliaccio, Renato Borghi, Carminha Gôngora (assistente de Kusnet na elaboração de Ator e Método), assim como de Antunes Filho e José Celso Martinez Corrêa, além de outros importantes atores e diretores da cena nacional.

Em sua dissertação, orientada por Maria Thais Lima Santos – Profa. Dra. da ECA/USP e diretora da Cia Balagan, Ney defende a hipótese de que foi no Brasil que Kusnet adquiriu seus conhecimentos sobre Stanislavski e não quando jovem na Rússia, como versam alguns observadores de sua trajetória. Contudo é sobre a experiência no Teatro Oficina, em que Kusnet atuou e criou um curso sobre atuação, que se encontra o núcleo central da pesquisa do ator da Companhia do Latão. Pela ótica de Piacentini, foi durante a montagem de Os pequenos burgueses que esse discípulo de Stanislavski estabeleceu suas bases artísticas e técnicas sobre a arte de atuar, adaptando à nossa realidade os preceitos criados pelo Teatro de Arte de Moscou.

 

Os 35 anos de carreira de Ney Piacentini

Depois de lançar seu livro, Ney Piacentini entra em cartaz com três obras da Companhia do Latão, a partir de 19 de junho, no TUSP: O círculo de giz caucasiano (de 19/06 a 06/07),  O patrão cordial (de 03 a 27/07) e Ópera dos vivos (de 31/07 a 10/08).

 

Trecho do livro:

            “Ao sugerir aos atores e alunos que, antes das improvisações, pensassem em uma carta imaginária, do ponto de vista de seus personagens, para algum outro personagem, não necessariamente integrante de uma cena ou da dramaturgia dada, Kusnet observou quão potente poderia ser este exercício para as improvisações. Tendo uma carta para escrever, a adesão à concentração era mais visível, pois sem maiores discussões os alunos se dirigiam quase que espontaneamente a pequenos espaços espalhados pelo teatro, de suas próprias escolhas, e se colocavam a realizar a tarefa.

Ele percebeu que, em silêncio, os atores, concentrados na proposta imaginária, aos poucos passavam de pensamentos para pequenos gestos, voltavam à escrita, depois emitiam alguns sons e palavras, demonstrando satisfação ou contrariedade. Ou seja, através do recurso “Carta”, os atores se concentravam diretamente em um objetivo, se imiscuindo em alguma faceta do mundo do personagem, ambientando-se em uma parte de seu universo, de acordo com as ideias surgidas no exercício.”

(Pág. 98)

Serviço

Lançamento do livro

EUGÊNIO KUSNET: DO ATOR AO PROFESSOR, de Ney Piacentini

Hucitec Editora

172 páginas

Preço de capa R$38,00

Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Rua Teodoro Baima, 94 – Centro – São Paulo/SP.

Horário: das 20 às 23h

Tel – 11 32569463

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*