DE GRAÇA: CIA. FOCUS DE DANÇA CELEBRA 15 ANOS EM SP

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SAUDADE DE MIM  - Foto: Cristina Granato
SAUDADE DE MIM – Foto: Cristina Granato

SÃO PAULO – A carioca Focus Cia. de Dança, uma das principais da cena atual brasileira, comemora 15 anos de trabalho mostrando um panorama de sua produção ao longo desta década e meia de coreografias. E para festejar à altura, fará o resgate e a circulação de importantes trabalhos que marcaram sua trajetória. Por meio do patrocínio da Petrobras, a cidade de São Paulo terá a oportunidade de rever um dos espetáculos de maior repercussão da companhia, Saudade de Mim, em duas curtíssimas temporadas, uma no Teatro Arthur Azevedo, de 20 a 22 de maio e outra no Teatro Paulo Eiró, de 27 a 29 de maio de 2016, ambas com entrada franca.

SAUDADE DE MIM  - Foto: Cristina Granato
SAUDADE DE MIM – Foto: Cristina Granato

O espetáculo, que une Cândido Portinari e Chico Buarque, inicia com os acordes de “Construção” levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari.

Para Alex Neoral, que está em cena também ao lado de Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Mônica Burity, Saudade de Mim é um divisor de águas na trajetória da Focus.

“Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens artísticas que já se esboçavam em minhas criações anteriores. Os bailarinos, além de dança, tiveram o desafio de construir personagens, entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas”, destaca Alex Neoral.  “A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de artes distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”.

SAUDADE DE MIM  - Foto: Cristina Granato
SAUDADE DE MIM – Foto: Cristina Granato

Que ninguém espere referências diretas entre músicas e telas. Ao longo da narrativa canções como “Olha Maria”, “Trocando em miúdos”, “Valsinha” surgem na voz de Chico Buarque. De muitas formas, pinturas históricas como “O espantalho”, “Casamento na roça” e “O mestiço” de Candido Portinari, se impõem na narrativa.

Para dar corpo a Saudade de Mim, o preparo da Focus Cia de Dança incluiu aulas de interpretação com o ator Reiner Tenente, além da preparação vocal com Felipe Habib, que também assina a direção musical e criação de arranjos e canções, todas inspiradas em Chico Buarque, que completam a obra.

SAUDADE DE MIM  - Foto: Cristina Granato
SAUDADE DE MIM – Foto: Cristina Granato

“Trabalhar com o patrocínio da Petrobras é um privilégio que proporciona a continuidade dos trabalhos da Cia. Este apoio nos possibilitou convidar professores para aulas com os bailarinos, ter um ensaiador e aprimorar ainda mais nossa estrutura e a qualidade do nosso trabalho diário e desse último espetáculo”, conta Alex Neoral que tem 21 anos de trajetória profissional e hoje dirige a Comissão de Frente da Unidos da Tijuca.

Em 2016, na comemoração dos seus 15 anos, a  Focus Cia de Dança realiza uma série de remontagens dos espetáculos da companhia e a circulação dessas obras por inúmeras cidades pelo Brasil. O grupo já fez, nesses anos todos de estrada, várias turnês pelo Brasil, Europa e Estados Unidos.

A companhia se estrutura com a mesma equipe artística e criativa de sua fundação. Bailarinos, coreógrafo, produtora, iluminador, costureira, entre outras funções, certificam e compactuam, a cada criação, a solidez e comprometimento que a companhia apresenta ao público desde então.

“Pensando em ininterruptos 15 anos, é possível falar, sem modéstia, que estamos contribuindo para a história da dança carioca”, diz Alex Neoral, diretor da Focus Cia de Dança.

A companhia é patrocinada desde 2013 pela Petrobras.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção, concepção e coreografia: Alex Neoral/ Direção de produção: Tatiana Garcias/ Consultoria de projeto: Aline Cardoso/ Produção executiva: Nathalia Atayde/ Assistente de produção: Marcella Alves/ Produção local: Náshara Silveira Curadoria de Obras [Candido Portinari]: Maria Duarte/ Iluminação: Binho Schaefer/ Operação de Luz: Bruno Barreto/ Figurinos e visagismo: André Vital/ Confecção de figurinos: Jacira Garcias/ Direção Musical e Trilha original: Felipe Habib/ Músicas: Chico Buarque/ Preparação Vocal: Felipe Habib/ Arranjos, Piano e Acordeon: Felipe Habib e João Bittencourt/ Mixagem: Davi Mello/ Preparação de interpretação cênica: Reiner Tenente/ Ambientação cenográfica: Márcio Jahú/ Contrarregra: Wellison Rodrigues/ Assistente de direção e ensaiadora: Eleonore Guisnet/ Assistente de coreografia e roteiro: Carol Pires/ Assistente de ensaio: Ana Formighieri/ Fotos de divulgação: Bel Acosta/ Fotos de cena: Cristina Granato e Paula Kossatz/ Comunicação Visual: Infinitamente Estudio de Criação/ Dançado e criado com: Alex Neoral, Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Márcio Jahú e Mônica Burity/Realização: Neoral Garcias Produções Artísticas LTDA

 

SERVIÇO

SAUDADE DE MIM

Temporada: 20 a 29 de maio de 2016

Sexta a sábado às 21h e domingo às 19h

Duração: 90 min/ Classificação: 14 anos/ Grátis

Ingressos GRATUITOS distribuídos uma hora antes

 

Teatro Arthur de Azevedo – 20 a 22 de maio

Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Mooca

Tel. 11 2605-8007

Capacidade: 349 lugares

 

Teatro Paulo Eiró – 27 a 29 de maio

Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro

Tel. 11 5546-0449

Capacidade: 467 lugares

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*