Dia de Festa!!!: Aplauso Brasil completa 7 anos!

Michel Fernandes (michel@aplausobrasil.com)

Dia 16 de outubro de 2002 entrou no ar, sempre pelo iG, o site Aplauso Brasil, um dos pioneiros na divulgação e reflexão crítica sobre o teatro brasileiro.

Eu e Juliana Ferreira em <i>Via Sem Regra</i>
Eu e Juliana Ferreira em Via Sem Regra

 

 

Por questões geográficas focamos no cotidiano do teatro que se apresenta aqui na capital paulista, mas graças a queridíssimos e especiais colaboradores, tanto daqui quanto de outros estados, podemos abranger um pouco mais do teatro que acontece pelo Brasil afora.

Também, graças aos constantes convites que recebo para o Festival de Curitiba, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e Festival Internacional de Londrina (FILO), posso acompanhar um pouco do trabalho de grupos teatrais e de dança em outros estados e, também, de outros países.

Fazer parte de comissões julgadoras como ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo), Prêmio Myrian Muniz, Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, Mapa Cultural Paulista – Fase Final e da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), desde 2004, além de pesquisas e ensinamentos de grandes mestres do teatro contribuíram não só para minha formação quanto, para a estrutura de seriedade que o site adota.

Em 2005, a Cia. alemã DIN A 13 TANZCOMPANY me fez estreitar os laços profissionais e apaixonados pela dança. Apresentei Via Sem Regra em Colônia e Düsseldorf (Alemanha) em 2006 e vivi o cotidiano rigoroso da dança profissional.

Como bolsista-pesquisador pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, estive em Portugal (Ilha da Madeira, Chacim/ Trás-os-montes e Lisboa) e França (Paris), onde, além de realizar a pesquisa Investigando a Dança das Diferenças e o vídeo-dança-documentário Michel, de Rosário Caltabiano (em Paris), assisti a espetáculos teatrais.

Tudo devo ao Aplauso Brasil, ao carinho e atenção da classe teatral e da dança, assessores de imprensa, a meus fiéis colaboradores e ao iG, sobretudo Gabriela Dobner e Mariana Castro.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.