Dia do Cinema é dia de celebrar parceria com Teatro Musical

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com.br)

 

"Ghost, O Musical"
“Ghost, O Musical”

SÃO PAULO – Hoje, 19 de junho, Dia do Cinema, a 4ACT Produções Artísticas celebra a aproximação entre a sétima arte e o Teatro Musical com a apresentação da próxima superprodução musical assinada pelo grupo: Ghost, O Musical (adaptação do filme Ghost), previsto para estrear em 2014.

“O público está se simpatizando mais com os musicais e as adaptações contribuem para atraí-los. Recentemente aplaudimos a noite do Oscar, que foi toda produzida por um profissional referencial no segmento de musicais, o Rob Ashford, e também destacou as duas estatuetas em reconhecimento à versão cinematográfica de Os Miseráveis, um clássico musical”, diz Ricardo Marques, presidente da empresa, que também ressaltou o movimento econômico em torno das montagens: são R$ 60 milhões somente no Brasil.

"Ghost, O Musical"
“Ghost, O Musical”

Cinema de palco no Brasil

No ano passado, a 4ACT já experimentou este movimento ao trazer aos palcos brasileiros o musical Fame, baseado no filme do mesmo nome, e mesmo que essa primeira empreitada seja marcada por alguns deslizes de quem inicia numa área tão complexa, investiu cerca de UU$ 300 mil na aquisição dos direitos autorais de Ghost, Memphis e outras produções da empresa.

Sucesso dos anos 1990, Ghost conta a história de amor de Sam e Molly, separados depois que o protagonista é morto após reagir a um assalto. Preso entre o mundo real e o espiritual, Sam se torna um fantasma e, com a ajuda de uma atrapalhada vidente, Oda Mae Brown, interpretada brilhantemente por Whoopi Goldberg nas telas, tenta proteger e salvar sua amada do perigo.

menphisO longa metragem ganhou diversos prêmios em todo mundo e, em 2012, chegou aos palcos pelo consagrado dramaturgo britânico, Matthew Warchus, quando foi aclamado nos palcos da Broadway e do West End de Londres e recebeu três indicações ao prêmio Tony Award.

Do teatro musical para as películas

Consagrados na Broadway, os musicais mais aclamados pelo grande público, que anualmente movimentam US$ 10 bilhões na economia nova-iorquina, também atraem o olhar da indústria cinematográfica. A oportunidade de unir harmoniosamente som e imagem em um mesmo plano e a tendência ao sucesso, levou musicais como A Noviça Rebelde, Mamma Mia, Hair, o próprio Os Miseráveis para as telas de cinema de todo o mundo com adaptações premiadas.

“Quando um musical faz muito sucesso na Broadway é tentador adaptar a obra para o cinema, porque ele já passou por uma aprovação do público. Geralmente são espetáculos que se consolidam no mercado de teatro musical por anos e, por isso mesmo, são atuais para todas as épocas, são clássicos que sobrevivem ao tempo, e o mesmo pode acontecer de forma inversa, hoje muitos filmes estão virando musicais de grande sucesso”, afirma o presidente da 4ACT.

Neste contexto, Memphis, eleito o Melhor Musical de 2010, será adaptado para o cinema. Encenado pela primeira vez em 2003, mas exibido na Broadway em 2009, o roteiro conta a história do DJ Dewey Phillips, um dos primeiros brancos a tocar música negra em uma rádio da década de 1950. 

“Estamos entusiasmados, pois também produziremos Memphis até meados de 2015”, finaliza Ricardo.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*