DICA DE HOJE: Livro une contistas que desafiram o Google

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

ConviteSÃO PAULO – O escritor Marcelino Freire jogou um provocação ousado para os participantes de uma das suas oficinas: escrever histórias que não tivessem uma pré-existência na internet, que não se somassem aos milhares de resultados de uma busca na rede. O resultado da “brincadeira” virou livro que será lançado hoje em São Paulo, das 18h30 às 21h30, na Vila Mariana.

É possível driblar o conhecimento da nossa enciclopédia atual: o Google? Quem nunca digitou seu próprio nome no buscador para descobrir os resultados? Saber o que estão falando, comentando, encontrar um homônimo? O Google é um regulador de existências; se algo não está lá, onde está?

O livro A arte de enganar o Google brinca com isso através de contos. Entre os escritores há uma união de iniciados e novatos. São nove autores que trazem histórias inéditas.

Em A arte de enganar o Google as narrativas tratam do que não é social, do que não cai na rede. Do que não está exposto na vitrine de felicidade das redes sociais. Os personagens aqui revelados não querem uma foto três por quatro em lugar nenhum. Querem um encontro com o leitor, de carne e osso.

Entre os autores está o experiente Danny Marks, de Universo Subterrâneo (Multifoco) e O Jogo (Navras); Gláuber Soares, com Abigail (Terracota, 2011) e Dos Medos o Menor (Terracota, 2012), e Teodoro Balaven, autor de contos na Revista Sexus e do ainda inédito Bananas Podres, que tem versão animada por Dimitri Kozma e musicado por Estrela Leminski e Natalia Mallo.

Entre os novatos ou estreantes que participam dessa história está Bianca Sousa, Carolina Tuma, Fernanda Teixeira (que teve conto publicado pela Editora Giostri, 2012, em concurso nos Parlapatões), Eder Santin, Milton Strassa e Sonia Nabarrete.

A arte de enganar o Google
Publicação: Editora Terracota
Preço: R$30 (hoje no lançamento) ou R$32 (demais dias)

Serviço Lançamento
Data: 7 de dezembro de  2013
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Editora Terracota – Av. Lins de Vasconcelos, 1886, São Paulo – SP, (11) 2645-0549

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*