DICA PARA HOJE: Dia de novidades e festa na SP Escola de Teatro

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

image005SÃO PAULO – A SP Escola de Teatro, localizada na Praça Roosevelt, tem três lançamentos, hoje (26/11), a partir 18h30. Serão apresentados o Projeto virtual Chame a Cacilda, Livro Terras de Cabral – Crônicas de Lá e Cá, de Ivam Cabral e  a Revista A[L]BERTO #5, especializada na área teatral.

Na quinta edição da revista A[L]BERTO, é reproduzida uma pequena parte do Palco SP – Encontro Internacional sobre o Ensino da Cenografia, evento que correspondeu à necessidade de pôr esse campo em discussão, confrontando práticas pedagógicas em âmbito internacional, para servir como registro e promover novas conversas a respeito. Destaca-se, no bloco temático, o artigo de Arnold Aronson, curador da Quadrienal de Praga e docente da Universidade de Columbia. Seguem-se a ele três exposições com seus respectivos sotaques nacionais: J. C. Serroni, fala pelo Brasil, Sam Trubridge nos apresenta a realidade da produção cenográfica na Nova Zelândia, e Eric Fielding oferece uma visada panorâmica sobre a situação da cenografia nos palcos e nas escolas dos Estados Unidos.image006

 A revista conta ainda, com a participação da cubana residente no México, Ileana Diéguez, que discorre sobre uma prática que começa a se disseminar entre nós, a “desmontagem” de espetáculos, entendida como um procedimento ao mesmo tempo performativo e pedagógico. Do outro lado do Atlântico, de Cabo Verde, escreve João Branco, descrevendo práticas de transcriação de clássicos da dramaturgia europeia para o crioulo cabo-verdiano.

Já o projeto virtual Chame a Cacilda (para quem não sabe, Cacilda é a cachorrinha mascote que vive na SP da Roosevelt) nasceu da ideia de cooperação e se pauta em valores e princípios humanísticos de colaboração. A necessidade de criação de uma rede de cooperação entre artistas das artes do espetáculo se deu por meio da observação de demandas de serviços, materiais e capital humano, e da dificuldade de articulação entre estes profissionais para o alcance de seus objetivos de maneira não apenas eficiente, mas também sustentável.

Foi pensado em um espaço onde artistas pudessem trocar informações, textos, figurinos, materiais, objetos cênicos, captar parceiros, buscar profissionais, realizar doações, empréstimos, facilitar deslocamentos e propiciar alojamento alternativo quando em trânsito.

Para finalizar, as tais crônicas de lá e cá do livro de Ivam Cabral foram retiradas de seu blog Terras de Cabral, que o autor mantém desde 2004, e de sua conta no Twitter, criada quatro anos depois. A capa é uma colcha de retalhos de fotografias de seu Instagram, frutos de suas andanças pelo mundo.

Serviço
O que: Lançamento da revista A[L]BERTO#5, do projeto Chame a Cacilda e do livro de Ivam Cabral Terras de Cabral – Crônicas de Lá e Cá.

Quando: 26/11/2013, às 18h30
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Preço da revista: R$ 15

Preço do livro: R$ 40

Informações:
SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Fone: (11) 2292-7988

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*