Domingo tem Primavera Preta no Ibirapuera

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

Primavera-Preta-2013-2-e1376015376905SÃO PAULO – Primavera Preta é uma ação coletiva de ocupação dos espaços públicos em São Paulo com a participação de artistas e produtores de cultura negra na cidade. Já na segunda edição, o evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no dia 22 de setembro (domingo), das 10h às 19h, em frente ao Museu AfroBrasil, no Parque do Ibirapuera.

A ideia é saudar a chegada da estação das flores com um grande Pic-nic comunitário regado à cultura negra. Atrações artísticas fazem parte do encontro, como uma apresentação do grupo feminino SambaDelas e também do ZumBlack, grupo de Black Music da Zona Norte de São Paulo.

Na Primavera Preta o público ainda terá a oportunidade de aprender os primeiros passos do Samba Rock, além de aproveitar as atividades para crianças e se inspirar durante as batalhas de poesias.  “Ao ocupar o espaço público para essa manifestação, sinalizamos que fazemos parte da cidade e que atuamos, em suas ações, com o recorte racial.

A celebração do encontro visa também à solidariedade para com o seus pares. “Esse ano apoiaremos um músico, que trabalha nas ruas, e que por conta de problemas de saúde em sua família, veio pedir ajuda. Promovendo esses encontros fortalecemos as nossas causas sociais, artísticas e solidárias. De maneira definitiva ocupamos nosso espaço nesse território”, explica Paquera, presidente do prestigiado Samba da Vela, organizador do evento.

Ação Solidária
O músico citado pelo organizador é Emerson Pinzindim, o famoso saxofonista que embeleza todos os dias a avenida Paulista com seu sax tenor. Pinzindim está passando por uma situação difícil: sua esposa viajou recentemente à Rússia para visitar a família, foi esfaqueada  em uma tentativa de assalto. De volta ao Brasil, está internada há dias e o músico não tem condições de arcar com as despesas médicas. Em uma ação solidária, a organização do evento vai comercializar um botom da Primavera Preta ao custo de R$ 5,00 para ajudar Pinzindim.

O evento conta também com o apoio dos artistas plásticos Moises Patrício, Waldomiro Nascimento, do fotógrafo Nabor jr, do jornalista Luiz Paulo Lima. A Comunidade Samba da Vela e a WAPI Brasil doarão discos e dvds para irem a leilão.

 

Programação

10h –  Inicio com receptivo

11h – Atividades com as crianças

12h – SambaDelas – Roda de samba acústico como o grupo de samba formado por mulheres

13h – Pic Nic

14h – ZumBlack – Grupo de Black Music da Zona Norte de São Paulo

15h – Free–Style de poesia – Batalha de Poetas

16h – Pinzindim e convidados

17h – Aula de samba rock

19h – Fim das atividades

 

Serviço:

PRIMAVERA PRETA

Dia: 22 de setembro, das 10h às 19h

Local: Parque do Ibirapuera, em frente ao Museu AfroBrasil, entrada pelo Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral, VIla Mariana – São Paulo

Entrada Franca

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.