Dramaturga inglesa realiza atividades gratuitas na capital

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

A dramaturga inglesa Nina Reine

Pela primeira vez no Brasil, a autora inglesa Nina Raine participa de atividades que antecedem a estreia da peça Rabbit, montagem inédita da Companhia Delas, com direção de Eric Lanate. Formada em Oxford, Nina Raine é filha do poeta Craig Raine e ocupa lugar de destaque na dramaturgia britânica da atualidade

SÃO PAULO – Com o propósito de recepcionar festivamente a dramaturga inglesa Nina Raine, autora da nova montagem da Companhia Delas, Rabbit, dirigida por Eric Lenate, o espetáculo faz ensaios abertos nesta quinta (21) e sexta-feira (22) no Teatro da Cultura Inglesa.

A programação de Nina Raine inclui, ainda, bate-papo sobre dramaturgia nesta quarta-feira (20) SESI e um workshop para atores com exercícios e técnicas utilizadas pela Royal Shakespeare Company, sábado (23), no Teatro Cultura Inglesa. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Rabbit tem direção de Eric Lenate e tradução de Ricardo Estevam para o primeiro texto da jovem autora e diretora inglesa, um dos grandes nomes da dramaturgia britânica contemporânea, escrito em 2006. No elenco, as atrizes da Companhia Delas – Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno e Paula Weinfeld e os atores convidados, Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam.

Nina Raine vem se destacando e chamando atenção desde que se consagrou com os prêmios Charles Wintour Evening Standard e Critics Circle Awardcomo dramaturga promissora em Nova York. Pela primeira vez no Brasil, a convite da Companhia Delas e Cultura Inglesa, a autora participa de leituras e workshops e assiste os ensaios abertos antes da estreia da peça que acontece em agosto no Teatro Eva Herz.

A dramaturga inglesa Nina Reine
O espetáculo explora a experiência e o significado emocional de se tornar um adulto nos anos 2000. Aborda a visão da geração da era digital já familiarizada com qualquer tipo de tecnologia, que, no geral, não conhece a vida antes da internet, redes sociais, iPhones, iPads e e-books. Uma geração baseada na individualidade, na liberdade, na capacidade individual, mas que parece tentar adiar sua entrada na vida adulta.

Para as atrizes da Companhia Delas, fazer a primeira montagem de Rabbit em São Paulo é importante “pela força do texto e sua contemporaneidade ao colocar a sua geração em cena”. Rabbit tem direção de arte de Mira Haar e luz de Wagner Freire e estreia em agosto no Teatro Eva Herz.

Sobre Nina Raine

Nina Raine é uma jovem dramaturga e diretora inglesa que vem se destacando e chamando atenção desde o seu primeiro texto, RABBIT, escrito e dirigido por ela em 2006. Filha do poeta e crítico Craig Raine, Nina teve sua estreia em Londres no Old Red Lion Theatre, passando pela Trafalgar Studios e seguindo sua trajetória até o Britts off Brodway Festival, em Nova York, que consagrou Raine com os prêmios “Charles Wintour Evening Standard” e “Critics Circle Award” como Dramaturga Promissora.

Graduada em Oxford, Raine começou sua carreira como trainee de direção no Royal Court Theatre. Foi assistente de direção de diretores renomados como: Dominic Cooke, Katherine Tozer, Nicholas Hytner, entre outros. Diretora e dramaturga da peça UNPROTECTED no Liverpool Everyman Playhouse, ganhou o Prêmio TMA de Melhor Direção e o Prêmio Amnesty International Freedom of Expression para uma produção estrangeira dentro do tema de direitos humanos. Em outra parceria com o Royal Court Theatre, no espetáculo SHADES, Raine assina a direção e adaptação e foi premiada pelo Critics Circle e Evening Stardard como novata mais promissora. TRIBES, sua mais recente contribuição para o Royal Court como dramaturga, tem direção de Roger Michel e foi bem recebida pelo público e pela crítica.

Ficha Técnica Rabbit

Autora: Nina Raine. Direção Geral: Eric Lenate. Tradução: Ricardo Estevam. Elenco: Companhia Delas de Teatro (Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno e Paula). Atores convidados: Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam. Concepção Cenográfica: Eric Lenate e Cecilia Magalhães. Direção De Arte: Mira Haar. Iluminação: Wagner Freire. Design Gráfico: Lilian Citron. Produção: Companhia Delas de Teatro.

Para roteiro:

Atividades no Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros

Ensaios Abertos da peça Rabbit – Dias 21 e 22 de junho, quinta e sexta, às 21 horas.
Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros. Entrada franca. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria do local. Após cada ensaio, haverá um debate com a autora. Duração – 90 minutos. Classificação – 14 anos.

Workshop – Dia 23 de junho, sábado, das 10h às 13 horas.
Local – Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros. Entrada franca.
Inscrições limitadas pelo e-mail:henrique.lana@culturainglesasp.com.br

Teatro da Cultura Inglesa – Deputado Lacerda Franco 333, Pinheiros, 3814-0100.Capacidade –  193 lugares. Ar-condicionado e acesso para portadores de necessidades espeCompanhiais. Estacionamento (R$ 10,00). Duração – 90 minutos. Classificação – 14 anos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Atividades no SESI

Bate papo sobre dramaturgias no SESI – Dia 20 de junho, às 20 horas. – Avenida Paulista, 1313. Espaço Mezanino. Grátis. Capacidade – 50 lugares. Reservas pelo telefone 3146-7383.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*