Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Pela primeira vez no Brasil, a autora inglesa Nina Raine participa de atividades que antecedem a estreia da peça Rabbit, montagem inédita da Companhia Delas, com direção de Eric Lanate. Formada em Oxford, Nina Raine é filha do poeta Craig Raine e ocupa lugar de destaque na dramaturgia britânica da atualidade
SÃO PAULO – Com o propósito de recepcionar festivamente a dramaturga inglesa Nina Raine, autora da nova montagem da Companhia Delas, Rabbit, dirigida por Eric Lenate, o espetáculo faz ensaios abertos nesta quinta (21) e sexta-feira (22) no Teatro da Cultura Inglesa.
A programação de Nina Raine inclui, ainda, bate-papo sobre dramaturgia nesta quarta-feira (20) SESI e um workshop para atores com exercícios e técnicas utilizadas pela Royal Shakespeare Company, sábado (23), no Teatro Cultura Inglesa. Todas as atividades têm entrada gratuita.
Rabbit tem direção de Eric Lenate e tradução de Ricardo Estevam para o primeiro texto da jovem autora e diretora inglesa, um dos grandes nomes da dramaturgia britânica contemporânea, escrito em 2006. No elenco, as atrizes da Companhia Delas – Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno e Paula Weinfeld e os atores convidados, Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam.
Nina Raine vem se destacando e chamando atenção desde que se consagrou com os prêmios Charles Wintour Evening Standard e Critics Circle Awardcomo dramaturga promissora em Nova York. Pela primeira vez no Brasil, a convite da Companhia Delas e Cultura Inglesa, a autora participa de leituras e workshops e assiste os ensaios abertos antes da estreia da peça que acontece em agosto no Teatro Eva Herz.

- O espetáculo explora a experiência e o significado emocional de se tornar um adulto nos anos 2000. Aborda a visão da geração da era digital já familiarizada com qualquer tipo de tecnologia, que, no geral, não conhece a vida antes da internet, redes sociais, iPhones, iPads e e-books. Uma geração baseada na individualidade, na liberdade, na capacidade individual, mas que parece tentar adiar sua entrada na vida adulta.
Para as atrizes da Companhia Delas, fazer a primeira montagem de Rabbit em São Paulo é importante “pela força do texto e sua contemporaneidade ao colocar a sua geração em cena”. Rabbit tem direção de arte de Mira Haar e luz de Wagner Freire e estreia em agosto no Teatro Eva Herz.
Sobre Nina Raine
Nina Raine é uma jovem dramaturga e diretora inglesa que vem se destacando e chamando atenção desde o seu primeiro texto, RABBIT, escrito e dirigido por ela em 2006. Filha do poeta e crítico Craig Raine, Nina teve sua estreia em Londres no Old Red Lion Theatre, passando pela Trafalgar Studios e seguindo sua trajetória até o Britts off Brodway Festival, em Nova York, que consagrou Raine com os prêmios “Charles Wintour Evening Standard” e “Critics Circle Award” como Dramaturga Promissora.
Graduada em Oxford, Raine começou sua carreira como trainee de direção no Royal Court Theatre. Foi assistente de direção de diretores renomados como: Dominic Cooke, Katherine Tozer, Nicholas Hytner, entre outros. Diretora e dramaturga da peça UNPROTECTED no Liverpool Everyman Playhouse, ganhou o Prêmio TMA de Melhor Direção e o Prêmio Amnesty International Freedom of Expression para uma produção estrangeira dentro do tema de direitos humanos. Em outra parceria com o Royal Court Theatre, no espetáculo SHADES, Raine assina a direção e adaptação e foi premiada pelo Critics Circle e Evening Stardard como novata mais promissora. TRIBES, sua mais recente contribuição para o Royal Court como dramaturga, tem direção de Roger Michel e foi bem recebida pelo público e pela crítica.
Ficha Técnica Rabbit
Autora: Nina Raine. Direção Geral: Eric Lenate. Tradução: Ricardo Estevam. Elenco: Companhia Delas de Teatro (Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno e Paula). Atores convidados: Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam. Concepção Cenográfica: Eric Lenate e Cecilia Magalhães. Direção De Arte: Mira Haar. Iluminação: Wagner Freire. Design Gráfico: Lilian Citron. Produção: Companhia Delas de Teatro.
Para roteiro:
Atividades no Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros
Ensaios Abertos da peça Rabbit – Dias 21 e 22 de junho, quinta e sexta, às 21 horas.
Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros. Entrada franca. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria do local. Após cada ensaio, haverá um debate com a autora. Duração – 90 minutos. Classificação – 14 anos.
Workshop – Dia 23 de junho, sábado, das 10h às 13 horas.
Local – Teatro Cultura Inglesa – Pinheiros. Entrada franca.
Inscrições limitadas pelo e-mail:henrique.lana@culturainglesasp.com.br
Teatro da Cultura Inglesa – Deputado Lacerda Franco 333, Pinheiros, 3814-0100.Capacidade – 193 lugares. Ar-condicionado e acesso para portadores de necessidades espeCompanhiais. Estacionamento (R$ 10,00). Duração – 90 minutos. Classificação – 14 anos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
Atividades no SESI
Bate papo sobre dramaturgias no SESI – Dia 20 de junho, às 20 horas. – Avenida Paulista, 1313. Espaço Mezanino. Grátis. Capacidade – 50 lugares. Reservas pelo telefone 3146-7383.