DZI CROQUETTES APRESENTA “BANDALHA” SÓ NESTE FINAL DE SEMANA EM SP

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

DZI CROQUETTES - BANDALHA
DZI CROQUETTES – BANDALHA

SÃO PAULO – No início da década de 1970 um grupo de teatro e dança, formado por artistas masculinos vestidos com – pouquíssima – roupa feminina, salto alto, maquilagem artísticas, muito humor, coreografias exuberantes e uma trajetória transgressora que lhe valeu a censura da Ditadura Militar, nasceu o Dzi Croquettes (formado por Wagner Ribeiro, Lennie Dale, Cláudio Gaya, Cláudio Tovar, Ciro Barcelos, Reginaldo de Poli, Bayard Tonelli, Rogério de Poli, Paulo Bacellar, Benedictus Lacerda, Carlinhos Machado e Eloy Simões) colocando em xeque as estruturas de nossa sexualidade, ao celebrar a androginia com seu visual de perucas, cílios postiços e pernas cabeludas.

Um de seus integrantes originais, Ciro Barcelos, dirige, coreografa e assina o roteiro de Bandalha,  que ganha apresentações paulistanas apenas nestes sábado (11) e domingo (12), no HSBC Brasil, retoma quatro décadas depois o espírito do grupo que recebeu – e recebe no presente – a benção de Liza Minelli.

DZI CROQUETTES - BANDALHA
DZI CROQUETTES – BANDALHA

O mote de Bandalha usa a verve metalinguística em que um integrante original dos Dzi decide retomar o grupo que trouxe a alegria num dos períodos de maior repressão. Além de Barcelos, Claudio Tovar (Arte) e Bayard Tonelli, os novos integrantes da trupe são Bruno Gissoni, Demétrio Gil, Leandro Melo, Lukas Lima, Pedro Valério, Ricardo Burgos, Sonny Duque, Rodolfo Goulart e Udylê Procópio.

 

FICHA TÉCNICA:

Concepção e Direção Geral: Ciro Barcelos

Texto: Ciro Barcelos

Direção Musical: Demétrio Gil

Trilha Sonora: Demétrio Gil e Flaviola

Coreografia: Ciro Barcelos e Lennie Dale

Figurinos e Adereços: Claudio Tovar

Iluminação: Aurélio de Simoni

Cenografia: Pedro Valério
Coreógrafos convidados: Eliane Carvalho (flamenco), Kiko Guarabyra (segunda vinheta do Cabaré Dzi), Ricardo Burgos ( hip hop do “Bichos Escrotos”) e Edilson Moreira e Neuza Abbes (tango)

Assistência de Direção: Radha Barcelos

Assessoria de imprensa: Vanessa Lozinsky

ELENCO: Bruno Gissoni, Ciro Barcelos, Demétrio Gil, , Leandro Melo, Lukas Lima, Pedro Valério, Ricardo Burgos, Sonny Duque, Rodolfo Goulart e Udylê Procópio.

Participação Especial: Bayard Tonelli

Citações: “Ideias para o teatro contemporâneo” de Cesar Almeida e “Filhos de Adão” de Walt Whitman, e colaboração coletiva no texto e coreografia.

Direção de Produção: Ramon Coelho

Serviço DZI CROQUETTES em São Paulo dias 11 e 12 de Julho HSBC Brasil 

http://www.hsbcbrasil.com.br

OS DZI ORIGINAIS

 

 

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.