Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – No início da década de 1970 um grupo de teatro e dança, formado por artistas masculinos vestidos com – pouquíssima – roupa feminina, salto alto, maquilagem artísticas, muito humor, coreografias exuberantes e uma trajetória transgressora que lhe valeu a censura da Ditadura Militar, nasceu o Dzi Croquettes (formado por Wagner Ribeiro, Lennie Dale, Cláudio Gaya, Cláudio Tovar, Ciro Barcelos, Reginaldo de Poli, Bayard Tonelli, Rogério de Poli, Paulo Bacellar, Benedictus Lacerda, Carlinhos Machado e Eloy Simões) colocando em xeque as estruturas de nossa sexualidade, ao celebrar a androginia com seu visual de perucas, cílios postiços e pernas cabeludas.
Um de seus integrantes originais, Ciro Barcelos, dirige, coreografa e assina o roteiro de Bandalha, que ganha apresentações paulistanas apenas nestes sábado (11) e domingo (12), no HSBC Brasil, retoma quatro décadas depois o espírito do grupo que recebeu – e recebe no presente – a benção de Liza Minelli.

O mote de Bandalha usa a verve metalinguística em que um integrante original dos Dzi decide retomar o grupo que trouxe a alegria num dos períodos de maior repressão. Além de Barcelos, Claudio Tovar (Arte) e Bayard Tonelli, os novos integrantes da trupe são Bruno Gissoni, Demétrio Gil, Leandro Melo, Lukas Lima, Pedro Valério, Ricardo Burgos, Sonny Duque, Rodolfo Goulart e Udylê Procópio.
FICHA TÉCNICA:
Concepção e Direção Geral: Ciro Barcelos
Texto: Ciro Barcelos
Direção Musical: Demétrio Gil
Trilha Sonora: Demétrio Gil e Flaviola
Coreografia: Ciro Barcelos e Lennie Dale
Figurinos e Adereços: Claudio Tovar
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenografia: Pedro Valério
Coreógrafos convidados: Eliane Carvalho (flamenco), Kiko Guarabyra (segunda vinheta do Cabaré Dzi), Ricardo Burgos ( hip hop do “Bichos Escrotos”) e Edilson Moreira e Neuza Abbes (tango)
Assistência de Direção: Radha Barcelos
Assessoria de imprensa: Vanessa Lozinsky
ELENCO: Bruno Gissoni, Ciro Barcelos, Demétrio Gil, , Leandro Melo, Lukas Lima, Pedro Valério, Ricardo Burgos, Sonny Duque, Rodolfo Goulart e Udylê Procópio.
Participação Especial: Bayard Tonelli
Citações: “Ideias para o teatro contemporâneo” de Cesar Almeida e “Filhos de Adão” de Walt Whitman, e colaboração coletiva no texto e coreografia.
Direção de Produção: Ramon Coelho
Serviço DZI CROQUETTES em São Paulo dias 11 e 12 de Julho HSBC Brasil
OS DZI ORIGINAIS