EM CARTAZ: ESPETÁCULO “SUBTERRÂNEO” EM CARTAZ NA PRAÇA ROOSEVELT

Cassiano Leonardo Especial para o Aplauso Brasil (Cassiano@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO – Trata-se de uma nova oportunidade para conferir a montagem que reflete sobre um dos textos mais celebrados da literatura mundial. Por onde ressoa a voz de quem vive no subsolo? Como trabalha a mente do homem contemporâneo que carrega em si o peso da “consciência exagerada” em uma cidade cinza, repleta de conflitos morais e sociais? Baseado em Memórias do Subsolo (1864), obra clássica do russo Fiódor Dostoiévski, o espetáculo expõe um retrato cruel da realidade.

Com direção de Vanessa Guillen ( Vidas Privadas, Master Class, Constellation, entre outros), Subterrâneo é o primeiro trabalho da Abominável Companhia e foi escrito em 2012 pela dramaturga Heloísa Cardoso a pedido do ator Tadeu Ibarra, ambos formados pela SP Escola de Teatro.

“Quando comentei com ela que gostaria de trabalhar esse texto, imaginei dar mais voz à personagem feminina do original, que é essencialmente baseado na figura masculina”, afirma Ibarra. A diretora também foi aluna da primeira turma do curso de direção da SP.

Na montagem, que tem provocação do ator e poeta maranhense Dyl Pires, dois atores (Ibarra e Katia Calsavara) se debruçam na essência da palavra.

“Esse trabalho é uma intimidade revelada que reflete nos cantos mais obscuros de nós. Exigiu uma cuidadosa arquitetura entre texto, realidade e imaginação”, afirma a diretora.

Ficha Técnica

Direção: Vanessa Guillen
Texto: Heloísa Cardoso
Dramaturgista e assistente de direção: Dyl Pires
Atores: Katia Calsavara e Tadeu Ibarra
Cenário e figurinos: Pedro de Alcântara Neto
Realização e produção: Abominável Companhia
Fotos: Ricardo Lopes
Imprensa: Pipa Produções
Arte Gráfica: Ana Negreiros

Serviço

Subterrâneo
Onde: SP Escola de Teatro
Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, 8o. andar
Tel. 11 3775-8600
reestreia em 4/3
Sábados, 21h, e domingos, 19h. Até 2/4
Ingressos: pague quanto puder (somente dinheiro)
Classificação: 12 anos
Reservas pelo email imprensapipaproducoes@gmail.com