EM CARTAZ: ESTREIA “A VIDA” DE NELSON BASKERVILLE E SUA COMPANHIA ANTIKATÁRTIKA

SÃO PAULO – Criado em coautoria entre o diretor e seus atores, o espetáculo possui formato caleidoscópico de dramaturgia, com enfoque em suas tragédias pessoais e cotidianas, que determinaram rumos em suas trajetórias.

Em A VIDA Nelson e seus atores somaram às questões biográficas a pesquisa de um jogo cênico constituído de forma aleatória. Uma roleta define a cada sessão quais cenas serão apresentadas e qual a ordem delas.

“Queria criar um espetáculo que pudesse ser aleatório e ao mesmo tempo ensaiado, partindo de experiências biográficas minhas e dos atores. A questão do uso biografia como ponto de partida dramatúrgico é que sempre consigo ver a vida e entendê-la melhor desta forma”, diz Nelson.

A VIDA não se trata de um espetáculo de improvisação já que as 35 cenas do espetáculo foram pré-ensaiadas. As cenas são resultantes da grande efervescência criativa dos nove meses de ensaio onde cada membro da equipe criou seu material com as próprias ferramentas. As cenas funcionam com certa autonomia, mas se conjugam de formas diversas, conforme os resultados de um sorteio realizado a cada sessão.

O espetáculo é dividido em 7 fases, 12 cenas por noite (contando com as transições fixas), mais de 1.000 combinações possíveis, garantindo ao público em cerca de 110 minutos um espetáculo único a cada noite e a possibilidade de assistir ao espetáculo várias vezes. “Parti da ideia de Schopenhauer sobre uma aparente aleatoriedade da vida; não estamos falando exatamente de destino aqui, porque não é como se as coisas já estivessem traçadas, mas sim como se tudo fosse traçado a cada momento conforme as coisas acontecessem”, diz o diretor.

O uso da biografia partiu da premissa de que cada pessoa é e tem em si própria um arquivo, uma reserva de experiências, memórias, saberes e principalmente imagens. Neste processo, as situações biográficas foram colocadas em cena de forma que ganhassem um coeficiente de teatralidade e transcendessem à memória. Temas como morte, abuso, origem, infância, relações familiares estão presentes no espetáculo.

O objeto de investigação da AntiKatártiKa Teatral é um teatro que sequestra a realidade para transferi-la para o palco, incorporando uma possível camada cênica fantástica, onírica, que desloca a narrativa do relato individual e alcança a dimensão de imaginário/discurso coletivo, uma vez apropriado e manipulado por todos os agentes. Como em Tchekhov: “o teatro não é a vida como ela é ou a vida como deveria ser, o teatro é a vida que se tem através dos sonhos”.

Ficha Técnica

Direção Geral: Nelson Baskerville
Assistência de Direção: Anna Zepa
Dramaturgia: Nelson Baskerville e Elenco
Colaboração Dramatúrgica: Marcos Ferraz
Elenco: Camila Raffanti, Felipe Schermann, Hercules Moraes, Nuno Carvalho, Tamirys Ohanna e Thaís Medeiros
Cenografia: Amanda Vieira
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Iluminação: Wagner Freire
Trilha Sonora: Daniel Maia
Direção Audiovisual: Laerte Késsimos
Direção de Pesquisa Corporal: Cristiano Karnas
Estudo de estruturas matemáticas: Carlos Vianna
Fotografia: Ligia Jardim
Designer Gráfico: Amanda Vieira
Estagiários: Rafael Carvalho e Rafael Érnica
Assistente de Adereços e Cenografia: Marita Prado
Cenotécnicos: PADÔ e Rúben Pagani
Costureira Cenário: Nirce Santos de Abreu
Contra-regra de Montagem: Andreas Guimarães
Costura: Judite Gerônimo de Lima
Modelagem Fit: Fernanda Binotti
Produção Executiva: Amanda Vieira e Thaís Medeiros
Assistência de Produção: Maria Medeiros
Idealização e Produção Geral: AntiKatártiKa Teatral (AKK)

Serviço

SESC Santo Amaro –
R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro
Temporada: de 2 de junho a 9 de julho –
sextas às 21h, sábados às 20h e domingos às 18h.
Ingressos: R$ 25,00 (inteira), R$ 12,50 (meia) e R$ 7,50 (comerciários)
Classificação: 16 anos
Duração: 90 minutos

Redação Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*