EM CARTAZ: O ATOR DIONISIO NETO ESTREIA “CARTA AO PAI” A DE FRANZ KAFKA

SÃO PAULO – Dando continuidade às comemorações de 21 anos da Companhia Satélite, que desde a criação de “Perpétua” (1995) mantém suas atividades anuais no Teatro nacional e Internacional, Dionísio Neto apresenta sua visão do clássico kafkiano Carta ao Pai, escrito durante dez dias em que o autor tcheco ficou internado em um quarto da pensão Studl, sanatório de Kierling, nos arredores de Viena, entre 10 e 20 de novembro de 1919.

Adaptado de várias traduções, dirigido e produzido pelo próprio autor, o espetáculo trás Dionísio interpretando o pai Hermman Kafka e seu filho Franz, ao estilo do ator americano Spalding Grey – atrás de uma mesa, iluminado por velas diferenciando-os através das diferentes tonalidades da sua voz.

Vestido em um terno preto, o ator limpou o máximo de artifícios teatrais para compor o espetáculo. Não há trilha, nem iluminação – apenas uma mesa, uma cadeira, dois castiçais com velas, um copo com água, uma caneta, um ator, os papéis da carta e a potência da literatura kafkiana. Pouquíssimos gestos buscam o essencial e o que há de teatral no clássico texto de Kafka.

Esta é a segunda vez que o ator interpreta o texto. A primeira versão estreou em 2009 no SESC Santana. Desta há apenas a fidelidade à carta.

Ficha Técnica

Texto: Franz Kafka
Adaptação, direção, figurinos, cenografia, iluminação e direção: Dionísio Neto.

Serviço

Carta ao Pai
Livraria Martins Fontes (auditório)
Av. Paulista, 509 (Metrô Brigadeiro).
Temporada: Agosto de 04 a 26 sextas e sábados, 20h30minhs.
Setembro de 02 a 30 aos sábados às 20h30minhs
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 50,00 (pagamento somente em dinheiro)
Reservas: dionisioneto@uol.com.br
Duração: 50 minutos

Redação Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)