Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

RIO DE JANEIRO – Nos últimos anos vem pululando o número de espetáculos musicais que biografam grandes nomes da música popular brasileira. Cauby Peixoto, Linda e Dircinha Batista, Isaurinha Garcia e, mais recentemente, Tim Maia são alguns dos grandes nomes da nossa música, cuja trajetória artística e pessoal foi levada à cena.
Seguindo a mesma linhagem há agora em cartaz no Rio de Janeiro, Emilinha & Marlene- As Rainhas do Rádio, escrito por Thereza Falcão e Júlio Fischer com direção de Antonio de Bonis. Quem conhece razoavelmente a história da música brasileira sabe que não houve um conflito mais belicoso que o dos fãs clubes de Emilinha Borba e Marlene. A história dessa guerra é levada ao palco de forma dramatúrgica apresentando duas irmãs que ao remexerem seus baús, relembram a rivalidade dos fãs de Emilinha e Marlene.
Em outro plano é revisitada a carreira das cantoras, interpretadas magistralmente por Solange Badim (Marlene) e Vanessa Gerbelli (Emilinha). A partir de então, o espetáculo transforma-se em uma apoteose com a interpretação dos grandes sucessos musicais das duas cantoras. Canções inesquecíveis como a marchinha Tem Francesinha no Salão e Que Nem Jiló são cantadas em cena, e é emocionante a comunhão que o musical estabelece com a plateia.
Antonio de Bonis, que já havia realizado uma experiência feliz quando dirigiu o espetáculo sobre Orlando Silva, novamente comprova o seu talento como diretor de musicais. Nos papéis das fãs de Marlene e Emilinha que respectivamente são representados por Rosa Douat e Andréa Dantas, o destaque fica com Andréa, soberba atriz que dá um toque de dramaticidade ao seu papel de tiete.
Stella Maria Rodrigues, Luiz Nicolau, Cilene Guedes, Mona Vilardo, Ettore Zuim e Cédric Gottesmann se revezam nas outras personagens, entre elas hilárias recriações de Cauby Peixoto e Bibi Ferreira.
Emilinha & Marlene marca mais um momento feliz do teatro musical brasileiro recente. Um espetáculo para se assistir, vibrar e cantar junto. Exatamente como faziam os fãs da dupla na década de 1950.
Emilinha & Marlene- As Rainhas do Rádio
Teatro Maison de France. Avenida Presidente Antonio Carlos 58 Centro – Rio de Janeiro (RJ). Tel. (21) 2544-2533. Quinta e sexta, 19h30; sábado, 20h30; domingo, 18h30. Até 11 de dezembro. R$ 60 a R$ 80. http://teatromaisondefrance.com.br