ENCONTRO COM ROBERT LEPAGE
Seguindo uma das preocupações do SESC SP, segundo Miranda, de promover uma ação educacional em paralelo ao espetáculo a ser apresentado, às 20h de hoje, com entrada franca, na própria unidade de Santo Amaro, Robert Lepage fará uma palestra em que abordará questões acerca do Projeto Jogos de Cartas.
Sobre Robert Lepage
Robert Lepage é um artista multidisciplinar. Versátil em toda forma de técnica teatral, Lepage é igualmente talentoso como diretor de teatro, dramaturgo, ator e diretor de filmes.
Sua abordagem criativa e original para o teatro rendeu-lhe o reconhecimento internacional e estremeceu a base do dogma de direção clássica de palco, especialmente com o uso de novas tecnologias.
A história contemporânea é a sua fonte de inspiração e o seu trabalho moderno e incomum transcende todos os limites.
Ele nasceu em Québec, em 1957, inicialmente gostava de geografia e, mais tarde, quando descobriu todas as formas de arte, o teatro chamou sua atenção.
Aos 17 anos entrou no Conservatório de Arte Dramática de Québec e depois de uma temporada de estudos em Paris, retornou para Québec e se envolveu em muitos projetos criativos, obtendo experiência como ator, autor e diretor. Dois anos depois, ele se uniu ao Théâtre Repère e depois de exibir diversos espetáculos e ganhar reconhecimento internacional por seu trabalho, Lepage criou em 1988 sua própria companhia profissional, a Robert Lepage Inc (RLI).
De 1989 a 1993, foi Diretor Artístico do Théâtre Français no Centro Nacional de Artes em Ottawa. Com “Sonhos de uma Noite de Verão”, em 1992, Lepage foi o primeiro norte-americano a dirigir uma peça de Shakespeare no Royal National Theatre em Londres. Também já dirigiu cinco filmes, dois espetáculos para o Cirque du Soleil e cinco óperas, incluindo no Metropolitan Opera House de Nova York, e concebeu shows para o músico inglês Peter Gabriel e instalações em Québec.
No Brasil, Robert Lepage ficou muito conhecido pela remontagem de Monique Gardenberg para “Os sete afluentes do Rio Ota”, que esteve em cartaz no Sesc Pinheiros, — obra que marca a fundação da sua Cia. Ex Machina —, e também pela encenação de “The Far Side of the Moon”, espetáculo sobre a corrida espacial durante a Guerra Fria e que foi apresentado em São Paulo.
Encontro com o diretor Robert Lepage (Cia Ex Machina)
Apresentação sobre o processo de montagem do projeto Jogos de Cartas.
Data: 8 de outubro, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Sesc Santo Amaro – Teatro (1º andar)
Entrada gratuita – retirada de ingresso a partir de 1 hora antes da atividade, sujeito a lotação do espaço.
Capacidade: 279 lugares
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro