Ensaios de Mulheres encerra o Festival de Comédia da Aventura Entretenimento

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Peça encerra FESTIVAL
Peça encerra FESTIVAL

Depois das apresentações de Surto na semana passada, o Festival de Comédia da Aventura Entretenimento traz desta vez, um clássico da comédia francesa. Trata-se de Ensaios de mulheres, texto de Jean Anouilh, que recebeu uma versão realizada pela Cia. Atores de Laura.

O enredo do texto de Anouilh apresenta uma orquestra decadente tocando numa estação de águas. Formada em sua maioria por mulheres, à exceção do pianista, as integrantes dessa orquestra representam alguns arquétipos femininos: a histérica, a lasciva, a dominadora, a submissa, a virgem e a homossexual. O sétimo integrante, um homem, representa o arquétipo masculino do homem impotente em meio ao universo feminino. Frágil, covarde, submisso, o pianista Osvaldo sucumbe inteiramente à força das mulheres e não passa de um joguete nas mãos das musicistas.

ensaioEste texto já recebeu encenações célebres no teatro brasileiro. Uma aconteceu em 1974, em São Paulo e foi dirigida pelo consagrado cineasta Luís Sérgio Person. No elenco estavam nomes como Ney Latorraca e Paulo Goulart. A outra aconteceu em 1990, em Porto Alegre, e levou a assinatura de Néstor Monastério.

SOBRE O AUTOR

Jean Anouilh é um dos grandes nomes do teatro francês do século XX. A partir de 1932, escreveu e montou na França, com grande sucesso de público, inúmeras peças que mesclam o grotesco e o trágico, a sátira social e o lirismo. Antigone, sua peça mais famosa, inspirada na tragédia de Sófocles, fez a notoriedade de seu teatro ao propor, em plena Segunda Guerra Mundial, com a França ocupada, a questão do compromisso e da colaboração. Dramaturgo versátil, Anouilh também escreveu comédias brilhantes que revelam um domínio absoluto dos recursos cômicos, e pode-se dizer que, no teatro francês do século XX, ele é o mais genuíno herdeiro da tradição de Molière.

SOBRE A CIA ATORES DE LAURA

A Atores de Laura foi criada pelos atores e diretores Susanna Kruger e Daniel Herz, em 1993, com o objetivo de formar um espaço de trabalho onde se pudesse desenvolver um teatro de repertório a longo prazo.

Durante oito anos, a companhia trabalhou ou com textos de autoria dos dois diretores artísticos (A entrevista, Cartão de embarque, O Julgamento, A casa bem-assombrada) ou escritos coletivamente (Romeu e Isolda,Decote).

Esta vinha sendo uma marca, um estilo, até que a companhia resolveu fazer o extremo oposto: de textos de autoria própria partiu para os clássicos consagrados da dramaturgia universal. Do primeiro mergulho neste novo universo nasceu a montagem de As Artimanhas de Scapino, de Moliére, que obteve grande sucesso de público e crítica.

Em seguida, o grupo optou por montar outro clássico e decidiu levar aos palcos O Conto do Inverno, de Shakespeare, realizando a primeira montagem profissional dessa peça no Brasil.

Com Ensaios de Mulheres, a companhia uniu as duas experiências: trabalhar com o texto de um autor clássico (a trama das musicistas escrita por Anouilh) e,ao mesmo tempo, construir seu próprio texto (as agruras e alegrias do elenco durante o processo de ensaio). Um espetáculo dentro do outro. Um trabalho que reflete os quinze anos de história da Atores de Laura.

FICHA TÉCNICA

Texto: Jean Anouilh

Livre Adaptação: Atores de Laura

Direção: Daniel Herz

Elenco: Anderson Mello, Daniel Herz, Felipe Mônaco,

Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca e Paulo Hamilton

Cenografia: Ronald Teixeira

Figurino: Marcelo Marques

Iluminação: Aurélio de Simoni

Direção de Movimento: Márcia Rubin

Coreografia de Volúpia em Cuba: Édio Nunes e Márcia Rubin

Trilha Sonora: Carlos Cardoso

Fotografia: Dalton Valério

Visagismo: Ricardo Moreno

Cenógrafos-assistentes: George Bravo, Leobruno Gama e

Luciana Craveiro Vilanova

Assistente de figurino: Ana Paula Secco

Assistente de Iluminação: Luiz André Alvim

Direção de Produção: Atores de Laura

Produção executiva: Sylvia Morgado

Consultora de Projeto: Marcia Dias

Direção da Atores de Laura: Susanna Kruger e Daniel Herz

Realização: Atores de Laura

Serviço:

Festival de Comédia

Local: Espaço RIOSUL Cultura e Entretenimento (Rua Lauro Muller, 116, Piso G3)

25 a 28 de fevereiro – Ensaios de Mulheres

Ingressos:

Vendas no RIOSUL Shopping Center e em domicílio pelo site www.ticketronic.com.br ou pelo telefone 3344-5500

Valor Ingresso: R$50,00 / Meia R$25,00 – Para meia-entrada o interessado
deverá portar sua carteira de estudante ou idoso no ato da compra do
ingresso e na entrada do espetáculo.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Horários:

Quinta e sexta às 21h; sábados: 21h30; domingos: 20h

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*