Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO – Desde 2009, a FAZ Produções acalenta o desejo de encenar Fando e Lis, de Fernando Arrabal. Muitos artistas se interessaram pelo projeto, mas somente neste ano que Erika Barbosa, Beto Bellini, Gisa Guttervil e Samira Lochter decidiram verticalizar o sonho de encenar o texto, em cartaz apenas às sextas-feiras, 23h59, no Espaço dos Parlapatões.
A essência da obra e os diálogos de Arrabal estão presentes, mas, segundo a atriz Gisa Guttervil – o Fando da montagem -, os integrantes realizaram um processo colaborativo, cuja ”espinha dorsal era o como o ser humano se relaciona com seus sentimentos de amor X desamor, solidão X multidão, entre outros, contemporaneamente”.

Guttervil afirma que a opção estética da montagem é revelar “um plano onírico, além do real”. Em entrevista concedida ao Aplauso Brasil, a atriz Gisa Guttervil explica mais sobre a encenação de Fando e Lis.
Aplauso Brasil – Você interpreta Fando, personagem escrito para um ator. Qual foi o caminho que a direção (Erika Barbosa e Beto Bellini) pediu para você seguir?
Gisa Guttervil – A Erika e a Samira me pediram o mais simples, o que para nós atores é o mais difícil. Para ser eu mesma, pois tenho em mim o masculino e o feminino, A cada dia, elas lapidavam o qu’ eu trazia de novo para o personagem.
AB – Qual o ponto em que há um paralelo entre o homem contemporâneo e a obra?
GG – As pessoas de hoje parecem incapazes de terminar um caminho que se propuseram a trilhar, interrompendo-o para iniciar um outro que achamos mais interessante, revelando o quanto somos inconstantes. Essa é a mesma essência de Fando e Lis.
AB – O que representa o Fando pra você?
GG – O Fando nos diz que tudo o que imaginamos se transfere em nossas ações, tanto boas como más. Viver esse personagem é uma tarefa difícil, porque ele me obriga a encarar todos os meus monstros.
AB – E como se relacionam os personagens de Fando e Lis?
GG – Por meio das histórias imaginadas por Fando em que as faces positivas e negativas do ser humano são tratadas. Exemplo da projeção imaginária de Fando é Lis, idealização de um amor nunca conseguiu encontrar. Ela é um símbolo da solidão em que ele está preso, a mesma solidão que vivemos.
Ficha Técnica
Autor | Fernando Arrabal
Direção | Erika Barbosa e Beto Bellini
Assistente de Direção | Samira Lochter
Produção Executiva | Paula Specian
Figurinista | Milton Fucci
Designer Gráfico | Leo Marino e Danilo Amaral
Desenho de Luz | Thiago Capella Zanotta
Cenário | Milton Fucci e Erika Barbosa
Visagista | Ana Ariosa
Trilha Sonora | Henrique Mello
Assessoria de Imprensa | Miriam Bemelmans
Fotos | Demian Golovaty
Fotos Making of | Leandro Reis
Desenho de Corpo | Marília Adamy
Vocal | Deborah Graça
Cabelos | João Marcelo Basil
Modelista | Elizangela Rodrigues
Ateliê de Costura | Elisa Dally
Operação de Luz | Thiago Capella Zanotta
Operação de Som | Samira Lochter
Atores:
Gisa Guttervil – Fando
Lorena Garrido – Lis
Luciano Sevla – Mitaro
Marilia Adamy – Toso
Billy Eustáquio – Namur
Fando e Lis
Espaço Parlapatões – Teatro
Pça Roosevelt 158
98 lugares
Temporada no Espaço Parlapatões até 02 de outubro de 2015 – Todas às sextas às 23h59
Duração: 70 minutos
Gênero: Surrealismo
Classificação indicativa: 14 anos
Horário de Funcionamento da bilheteria: De terça a quinta das 16h às 21h
Sexta e Sábado das 16h à meia-noite.
Ingressos: R$ 40,00 e meia-entrada.
Acesso para cadeirante