Kyra Piscitelli*, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

CURITIBA – O espetáculo Meu Saba – Em Nome da Dor e da Esperança é uma das estreias do Festival de Curitiba, já tem temporada garantida no teatro Sérgio Porto (no Rio de Janeiro) e pretende ir a São Paulo. O solo feito pela atriz Clarissa Kahane com direção de Daniel Herz traz a história de Noa Ben-Artzi-Pelossof e seu avô, o ex-primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin. Ganhador do Nobel da Paz, ele foi morto em 1995, em um comício de paz, pelas mãos de um israelense.
Com exclusividade para o Aplauso Brasil, diretor e atriz falam do espetáculo que além de história trabalha, principalmente, a emoção de uma relação de neta e avô, em um país regido pela guerra e pela intolerância.
A atriz Clarissa Kahane fala que poder trabalhar no palco “uma neta que é apaixonada por um avô que lutou pela paz e acreditar e querer passar essa história é muito bonito”.
Daniel Herz complementa que “na insegurança de uma jovem em enfrentar o mundo com a palavra, ela precisa enfrentar os fragmentos de uma convivência intensa e amorosa com seu avô. Num momento de tantas incertezas e radicalismos macabros”.
O diretor afirma que essa é a maior questão da peça, que trabalha o universal, pois “vivemos um momento do país e no mundo de muita intolerância, muita radicalidade. Nossa intolerância está forte, nossas opiniões radicais. É (uma montagem) universal”.
Essa é a primeira montagem teatral livremente inspirada na obra homônima de Noa.
Projeto com Marco Nanini
Herz aproveitou para adiantar um pouco sobre o seu próximo projeto no teatro. O ator Marco Nanini, contou para o Aplauso Brasil, em entrevista aqui no Festival de Curitiba, que ele vai dirigi-lo: “ é o Ubu Rei, a peça que inaugurou o teatro do absurdo. Fala do caos que vivemos. Tem tudo a ver com o momento”.
A peça vai acontecer com a Companhia Atores de Laura, dirigida por Herz. “É um barato, estou apaixonado pelo projeto”.
A ideia é estrear em setembro de 2016, depois da Olimpíada. “Não sei se vamos primeiro para Rio ou São Paulo, ainda está no comecinho do processo”.
O espetáculo faz mais uma apresentação hoje, às 21h, no Sesc da Esquina.
Acompanhe o Festival de Teatro de Curitiba, vai até domingo (5): www.festivaldecuritiba.com.br
FICHA TÉCNICA
Autor: Noa Ben Artzi-Pelossof
Elenco: Clarissa Kahane
Direção: Daniel Herz
Assistente de direção: Wendell Bendelack
Adaptação: Clarissa Kahane, Daniel Herz e Evelyn Dizitzer
Consultoria dramatúrgica: Evelyn Disitzer
Iluminação: Aurélio de Simoni
Design: Luisa Henke
Programação visual: Frito Studio
Assistente de administração: Marcelo Bento
Produção executiva: Rodrigo Wodraschka
Produção: Henrique Botkay
Coprodução: Albert Saadia
Direção de produção: Miguel Colker
Idealização: Clarissa Kahane e Miguel Colker
*Kyra Piscitelli, editora assistente do Aplauso Brasil, viajou para Curitiba a convite do Festival.