ESPECTADOR PROFISSIONAL: GRANDE SUCESSO NO CINEMA GANHA ADAPTAÇÃO PARA O PALCO

Maurício Mellone* (redacao@aplausobrasil.com)

INTOCÁVEIS
INTOCÁVEIS

 

SÃO PAULO – Tendo como ponto de partida o livro autobiográfico do empresário Philippe Pozzo di Borgo — bilionário que ficou tetraplégico após um salto de parapente e contratou um ex-presidiário negro como cuidador —, a peça Intocáveis, que acaba de estrear no Teatro Renaissance, é baseada no filme dos diretores Olivier Nakache e Eric Toledano, que fez imenso sucesso tanto na França como no mundo e obteve a marca de filme com maior público fora de seu país.INTOCÁVEIS

No cinema os papéis centrais foram interpretados por François Cluzet, Omar Sy e nesta montagem — com adaptação de José Rubens Siqueira e direção de Iacov Hillel —, o empresário Philippe é vivido por Marcelo Airoldi e o cuidador Driss pelo carismático Aílton Graça. Completam o elenco Eliana Guttman, como a governanta Yvonne, Bruna Miglioranza na pele da secretária, Lívia La Gatto como filha de Philippe, além de Sidney Santiago e Ricardo Rippa.

O espetáculo tem início com a entrevista para contratar novo cuidador: na longa fila, vários profissionais capacitados e com especializações; o único sem nenhuma qualificação para o cargo e com o único interesse em permanecer vivendo do seguro desemprego é justamente Driss, que acabara de sair da prisão. Para sua surpresa, no dia seguinte à entrevista, o ex-presidiário é contratado, exatamente por tratar Philippe como uma pessoa normal, sem criar barreiras entre eles.

Se no início Driss estranha o tipo de tarefas a cumprir, que inclui desde alimentação, passeios até banho e limpeza íntima no paciente, sua adaptação é rápida, além de apreciar o salário e as instalações em que fica na mansão do bilionário. Já Philippe sentiu segurança no novo empregado desde o primeiro dia. A relação de amizade e cumplicidade criada entre eles é contagiante, tanto que em pouco tempo Driss ganha a confiança dos demais funcionários, a governanta, a secretária e até a filha do patrão.

Trazer para o palco um imenso e recente sucesso cinematográfico é um grande risco. As comparações são inevitáveis, mesmo se tratando de meios artísticos tão distintos. O adaptador esclarece:

“Transpor o filme Intocáveis para o palco não foi apenas traduzir o roteiro. Foi encontrar recursos teatrais para pôr em cena as situações físicas e sobretudo a delicadeza dos relacionamentos dos personagens. Meu foco foi criar uma peça que produza a mesma emoção do filme, mas com a comoção viva e pulsante do teatro”, explica José Rubens Siqueira.

Assisti ao espetáculo na semana de estreia e senti que o ritmo e o entrosamento entre o elenco ainda não estão ajustados (Aílton deve ter tido pouco tempo para ensaiar, já que estava nas gravações finais da telenovela Império, em que deu vida à travesti Xana Summer, num dos grandes momentos de sua carreira. Mas o carisma do ator paulistano e sua entrega à arte de interpretar supera qualquer descuido inicial.

Intocáveis, graças ao enredo envolvente, sem apelações melodramáticas, seguramente fará grande sucesso junto ao público, repetindo a carreira nas telonas. Destaque também para a sensível interpretação de Marcelo Airoldi e a atuação de Eliana Guttman, que mostra diversas facetas de sua personagem (da governanta rígida e autoritária para a amiga fiel de seus colegas).

* Maurício Mellone publicou o texto no www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

Roteiro:
Intocáveis
. Direção e iluminação: Iacov Hillel. Texto: Olivier Nakache e Éric Toledano. Adaptação: José Rubens Siqueira. Elenco: Aílton Graça, Marcello Airoldi, Eliana Guttman, Bruna Miglioranza, Livia La Gatto, Ricardo Ripa e Sidney Santiago. Participação em vídeo: Zezé Motta. Cenário: Luiz Roque. Figurino: Olívia Arruda Botelho. Trilha sonora: Tunica. Fotografia: João Caldas. Produtores: Marcella Guttmann e Maurício Falck. Administração: Fixação Marketing Cultural.
Serviço:
Teatro Renaissance (440 lugares), Al. Santos, 2233, tel.: (11) 3069-2286. Horários: sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h30. Ingressos: sexta e domingo R$ 80,00; sábado R$ 100,00. Bilheteria: de terça a quinta das 14h às 20h; sexta a domingo das 14h até o início do espetáculo. Vendas: (11) 2626-8038 e www.compreingressos.com . Duração: 1h30. Classificação: 12 anos. Estacionamento, ar condicionado e acessibilidade. Temporada: até 31 de maio.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*