ESPECTADOR PROFISSIONAL: “A LISTA” FALA DA CONDIÇÃO HUMANA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Nanda Rovere, do Aplauso Brasil (Nanda@aplausobrasil.com.br)

A LISTA
A LISTA

SÃO PAULO – A Lista está em cartaz no Teatro Eva Herz e tem como protagonista a atriz Clarice Niskier. O texto, inédito no Brasil, é uma adaptação da obra de Jennifer Tremblay, que originalmente foi criada para o teatro e depois foi transformada em livro. A direção artística é de Amir Haddad e Clarice Niskier assina a direção geral. A temporada vai até 29 de março, no Teatro Eva Herz.

No palco, Clarice Niskier interpreta uma mulher canadense ( de nome indeterminado) que reside num pequeno vilarejo, é casada, dedicada dona de casa, mãe de três filhos. Ela carrega uma grande culpa porque não ajudou a  uma vizinha e amiga, Caroline, num momento em que ela lhe pediu um favor.

Quando ela se deu conta da falha, já era tarde demais! Um triste episódio, que serviu para que o seu cotidiano ganhasse mais produtividade e a sua percepção sobre as prioridades da vida ficou mais apurada.

Diariamente uma lista é elaborada, mas imprevistos deixam certas obrigações ¨para escanteio¨e colocam outras tarefas como urgentes.  A vida é pacata no interior, mas cuidar da casa e dos filhos ocupa boa parte do seu tempo e ela não percebeu que a sua amiga, grávida, precisava da sua atenção.

A correria do dia a dia é tão grande que muitas vezes as pessoas não têm tempo nem para si, nem para o próximo. E foi isso o que aconteceu!  Caroline faleceu e talvez a sua amiga poderia ter evitado a tragédia. Se a culpa foi dela ou não cabe ao público tirar as suas conclusões.

¨Quantos de nós, por falta de tempo deixamos de atender a um pequeno pedido do outro? Por falta de tempo, não vivemos mais com os amigos? Um olhar, uma atenção, um tempo, às vezes nos salva¨, diz o release.

A LISTA
A LISTA

A Lista é um espetáculo tocante, que fala de temas contemporâneos e traz em cena uma atriz de talento e experiente.

Clarice narra fatos do cotidiano e os encena para que o espectador visualize as situações.

O seu trabalho é cativante. Ela explora com maestria a alma de sua personagem e não para um minuto  Os seus movimentos são intensos e ocupam o palco todo.

Apesar de A Lista ter sido concebida no modo tradicional do palco italiano, a atriz fala diretamente com a plateia, como se estivesse contando a história especialmente para cada espectador.

A Lista não traz muitos elementos cênicos porque o foco principal é a interpretação de Clarice e a força do texto. Neste sentido, a trilha sonora original, os figurinos e cenário estão a serviço da dramaturgia, reforçando as nuances de uma mulher que tenta ser perfeita, mas não consegue.

A atriz é responsável pela movimentação dos objetos merecendo destaque uma cadeira de balanço, e troca constantemente os adereços do seu figurino.

A mudança da localização dos objetos delimita os diferentes espaço sem que as ações ocorrem; a troca de adereços reforça as suas inúmeras atividades do cotidiano, seja dentro de casa ou na rua.

A Lista é um espetáculo que nos faz pensar sobre a falta de atenção ao próximo e o quanto é importante estar atento às necessidades de quem prezamos.

No mesmo teatro, Clarice apresenta A Alma Imoral. Também excelente espetáculo, que está há oito anos em cartaz. A peça é uma adaptação teatral do livro homônimo de Nilton Bonder. Fala de temas como religião e biologia, provocando reflexões sobre as atitudes humanas e os preceitos religiosos.

Ficha Técnica:

Texto: Jennifer Tremblay
Tradução: Risa Landau

Direção Artística: Amir Haddad

Direção Geral: Clarice Niskier

Cenário: Luis Martins

Figurino: Kika Lopes

Iluminação: Aurélio de Simoni

Música Original: José Maria Brag

 

A Lista 
Teatro Eva Herz

Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo/SP

De 23 de janeiro a 29 de março de 2015

Sextas e Sábados, às 21h00; Domingos, às 19h00

Duração: 60 minutos. Recomendado: 16 anos. Ingresso: R$60

 

A Alma Imoral ( também no Eva Herz):

Elenco/Direção: Texto: Adaptação de Clarice Niskier

Reestréia dia 28 de Janeiro (quarta) Temporada: até 29 de Março

Quartas e Quintas, às 21h00

Duração: 70 minutos. Recomendado:  17 anos.

Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo/SP