ESPECTADOR PROFISSIONAL: MARÍLIA PÊRA DIRIGE ESPETÁCULO EM HOMENAGEM À GRANDE DIVA DO CANTO LÍRICO

Maurício Mellone, para o www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

SÃO PAULO – Considerada a maior cantora lírica de todos os tempos, Maria Callas, que faleceu aos 53 anos em 1977, teria completado 90 anos em dezembro de 2013. Sob direção de Marília Pêra, o espetáculo Callas presta uma homenagem à grande diva, interpretada por Claudia Ohana. A peça escrita por Fernando Duarte traz Maria Callas concedendo uma entrevista ao jornalista John Adams, vivido por Cássio Reis, exatamente no dia anterior à sua morte. Ela aceita falar para o amigo, que organiza uma exposição em Paris sobre sua carreira, e abre seu coração, revelando os bastidores do mundo da música lírica, além de momentos difíceis de sua vida.

O cenário do espetáculo reproduz uma sala de exposição que faz uma retrospectiva da carreira de Maria Callas, com os principais vestidos usados por ela em cena, fotografias e objetos pessoais (discos, joias, quadros), além de um grande telão onde é projetado vídeo de momentos cruciais da vida e obra da cantora.

A trama começa com o jornalista se preparando para receber sua convidada e, como não poderia deixar de ser, Maria Callas entra de forma triunfal, mantendo sua altivez e elegância.

Ela passeia pelo ambiente e finalmente aprova a iniciativa de John Adams, que pede para começar a entrevista, ligando o gravador.

Mantendo ainda um ar de arrogância, Maria vai se emocionando ao ver os vestidos — um trabalho primoroso da figurinista Sonia Soares — e a partir daí veste cada uma das peças e vai se soltando, revelando os bastidores do mundo da música lírica, as rivalidades com as demais cantoras e passagens de sua vida profissional e pessoal.

À medida que ela se refere aos recitais e aos momentos históricos, no telão imagens documentam todo o relato.

O ápice das declarações da diva é quando ela sai do pesdestal, deixa cair a máscara e se mostra verdadeira e próxima do interlocutor.

Fala de suas dores com o fim do casamento, da difícil relação com o magnata Onassis e sua rivalidade com Jacqueline Kennedy Onassis e da perda do filho.

De peito aberto, ela propicia que o jornalista se coloque e fale de seu amor platônico por um rapaz que o ignora, estabelecendo assim uma troca entre eles.

A ideia do texto de Fernando Duarte, de reunir a diva e um admirador que a entrevista exatamente um dia antes do ataque cardíaco que vitimou Maria Callas, é criativa e a trama muito bem articulada. Outro destaque é para a interpretação, tanto de Claudia Ohana que transmite com verdade o tumultuado mundo interior da diva, como de Cássio Reis que com sutileza se divide entre o papel de escada (aquele que faz com que a estrela brilhe) e o sensível jornalista.

Ressalto em Callas, que estreou no Rio no início do ano e já percorreu mais de vinte cidades do país, a marca de elegância e requinte impressos pela diretora Marília Pêra, que já interpretou Callas em 1996 na peça Master Class, sob direção de Jorge Takla.

Confira, a peça é mais uma visão sobre a grande diva do canto lírico e uma grande homenagem a ela.

Roteiro:
Callas. Texto: Fernando Duarte. Direção: Marília Pêra. Elenco: Claudia Ohana e Cássio Reis. Figurino: Sonia Soares. Cenografia: Rafael Guedes. Design de luz: Paulo Cesar Medeiros. Trilha sonora: Paulo Arguelles. Visagismo: Francisco Toscano. Fotografia: Leo Castro. Direção de produção: Cássia Vilasbôas. Realização: NOVE Produções Culturais.

Marília Pêra. Elenco: Claudia Ohana e Cássio Reis. Figurino: Sonia Soares. Cenografia: Rafael Guedes. Design de luz: Paulo Cesar Medeiros. Trilha sonora: Paulo Arguelles. Visagismo: Francisco Toscano. Fotografia: Leo Castro. Direção de produção: Cássia Vilasbôas. Realização: NOVE Produções Culturais.
Serviço:

Teatro Itália (276 lugares), Av. Ipiranga, 344, tel. 3255.1979. Horários: sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h. Ingressos: sexta e domingo R$ 70 e sábado R$ 80. Bilheteria: de terça a domingo a partir das 15h (aceitam-se cartões, cheque não). Vendas: www.compreingressos.com / 2122.2474. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Temporada: até 09 de novembro.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado