Nanda Rovere, do Aplauso Brasil (Nanda@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Em “Salamaleque” (expressão árabe “as-salaamu aleikum” (que a paz esteja contigo), a atriz Valéria Arbex apresenta lembranças familiares, mas que possuem a capacidade de cativar a todos, pois quem não carrega o legado de seus parentes queridos? Quem não tem na sua família receitas que passam de geração em geração? A peça, que está em cartaz no Instituto Cultural Capobianco, é gratuita. A temporada acontece até 26 de abril, nos sábados e domingos, às 16h.
Valéria resgata as cartas de amor trocadas entre seus avós, Nadine e Nicolau, dois imigrantes que eram vizinhos na Síria, mas que se conheceram somente no Brasil. Eles foram prometidos um para o outro e, como moravam em cidades diferentes, trocaram cartas durante o período de noivado.
Quando completou 30 anos, Valéria recebeu essas cartas no seu aniversário, resolveu encomendar a tradução das mesmas e transformar o seu conteúdo em espetáculo teatral.
Em cena, Valéria vive Elizete e, através dessa personagem, ela revive, com poesia, momentos poéticos da trajetória familiar.

Valéria fala diretamente com a plateia, que faz parte da lista de convidados para uma celebração muito importante. É uma contadora de história que transforma o espaço cênico num local em que a emoção aflora a todo o momento.
A encenação acontece numa sala com as cadeiras dispostas em semi-arena. O espaço é transformado na aconchegante cozinha de Elizete, na casa em que ela passou parte de sua vida, ao lado da família. Enquanto a personagem conversa com a plateia, ela prepara os quitutes para a festa, delícias da culinária árabe dos seus antepassados.
Além do cenário, a trilha sonora também contribui para que o espectador mergulhe na deliciosa história da família Arbex.
Passamos cerca de uma hora na cozinha de Elizete e, através dos quitutes que ela prepara ( e depois serve aos presentes), entramos em contato com a cultura árabe.
Salamaleque é um trabalho para se ver com o coração. No palco, estão as raízes de todos nós, na medida em que, independentemente da nossa ascendência, sempre temos histórias que chegaram até nós, ou que presenciamos, de pais, avós, bisavós e que despertam carinho, poesia, saudade e emoção.
Ficha Técnica:
Direção: Denise Weinberg e Kiko Marques
Texto: Alejandra Sampaio e Kiko Marques
Atriz: Valéria Arbex
Cenografia e figurinos: Chris Aizner
Consultoria gastronômica: Graziela Tavares
Trilha sonora original: Sami Bordokan
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Fotos: Lenise Pinheiro
Cenotécnico: Mateus Fiorentino
Serviço:
Salamaleque
Instituto Cultural Capobianco. Rua Álvaro de Carvalho, 97 – Centro. Telefone: (11) 3237–1187. Temporada: de 24 de janeiro a 26 de abril, sábados e domingos, às 16hoo. Entrada gratuita. Duração: 60 minutos. Capacidade: 40 lugares. Classificação: 12 anos. Informações e reservas: tel: 11 97499 4243 / email: ciateatraldamasco@gmail.com. A bilheteria abre com uma hora de antecedência.