ESPECTADOR PROFISSIONAL

À TÍTULO DE BATISMO

Ontem, quando coloquei o adjetivo CRÓTICA na matéria de um de nossos colaboradores, ele mesmo achou que eu havia cometido um erro de digitação na edição da matéria. Não, era um neologismo que tomei de empréstimo de um dos artigos sobre crítica da revista Boca de Cena, editada pelo Festival Latino-Americano (FilteBahia) da Bahia que, em miúdos, define um híbrido entre a crônica e a crítica, uma espécie de crônica opinativa.

Pensei a noite toda no problema que esse nome poderia causar, porque é um conceito “novo” e pouco difundido. Quiça pensassem que era pejorativo, descredibilizando o autor e o texto.

Por isso rebatizei a sessão como ESPECTADOR PROFISSIONAL, termo que nada tem a ver com o que Jerzy Grotowisky corrobora em artigo Espectador de Profissão – referindo-se ao ofício do diretor, mas que extraí de outro artigo da citada revista e que, em linhas gerais, define uma filiação ao “olhar do crítico” em detrimento do “olhar crítico”, ou seja mais subjetiva do que a crítica canônica se propõe (embora nem sempre consiga) ser.

Isso não desmerece nossos ESPECTADOR(es) PROFISSIONA(is)L, só nomeia que há a diversidade e como a respeitamos, resolvemos destacá-la batizando-a.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*