Espetáculo infanto-juvenil lança foco nos acontecimentos recentes do Brasil

Redação do Aplauso (redacao@aplausobrasil.com.br)

"Eu te amo, meu Brasil"
“Eu te amo, meu Brasil”

SÃO PAULO – Eu te amo, meu Brasil, comédia musical infanto-juvenil escrita e dirigida por Atilio Bari estreia na sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso neste sábado (24), 18h. No elenco estão  Flávio GuarnieriLucio DicetaroMaira Cardoso, Sabrina Lavelle e Wagner Vaz; a cargo das coreografias está Lucilene Pacheco.

Construída em tom de memória, conta a história de uma família de classe média durante as transformações ocorridas no país a partir da década de 1960. Assim, o espetáculo se inicia com Tuco, personagem que no alto dos seus 60 anos, relembra como foi a sua adolescência durante fatos históricos que afetaram seus familiares, namorada e colegas de escola, como a inauguração de Brasília, o golpe militar de 1964, a anistia, o movimento pelas Diretas Já, a eleição de Tancredo Neves e a Era Collor, entre outros acontecimentos.

Segundo o autor Atílio Bari, a proposta de Eu te amo, meu Brasil é mostrar como chegamos até aqui.

“A peça nasceu de uma discussão sobre se a geração atual compreende os fatos mais importantes do país. Então, resolvemos pontuar esses acontecimentos de uma forma leve. Acredito que o público vai se emocionar, principalmente pelas músicas que marcaram época”, disse.

O repertório do musical tem 25 canções, que vão desde Tomo um Banho de Lua, de Celly Campello, até Para não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré. Canções de Chico Buarque e Elis Regina também foram incluídas entre as cenas.

Coincidentemente, o espetáculo foi concebido durante o período em que surgiram os recentes protestos ocorridos no país, organizados pelo Movimento Passe Livre. Em virtude disso, o autor acrescentou este fato à narrativa, ressaltando a importância da luta da população pelos seus direitos. 

“A sociedade estava calada e surpreendentemente surgiu uma explosão de manifestações que mostraram que a gente tem um poder também. A mensagem do espetáculo vem de um olhar para o Brasil e enxergar tudo o que já passamos e como chegamos aqui. Temos mesmo que reivindicar, ir atrás e ter esperança.”

 

FICHA TÉCNICA

EU TE AMO, MEU BRASIL

Texto e Direção: Atílio Bari
Coreografia: Lucilene Pacheco
Elenco: Flávio Guarnieri, Lucio Dicetaro, Maira Cardoso, Sabrina Lavelle, Wagner Vaz e César Baccan (stand-in)
Cenário e Figurinos: produzidos pelo grupo
Iluminação: 
Rodrigo Bari
Programação Visual: Sandra Vastano
Administração: Julia Bari
Produção: Grupo Teatralha & Cia.

SERVIÇO

TEATRO SÉRGIO CARDOSO
EU TE AMO, MEU BRASIL
Estreia: 24 de agosto às 18h
Temporada: 24 de agosto a 06 de outubro de 2013
Sábados às 18h e Domingos às 17h
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/ SP
Bilheteria:  (11) 3288-0136 (quarta a domingo a partir das 15h)
Ingressos: R$ 20 a R$ 10 – meia-entrada para estudantes
Cartões: Visa e Visa Electron
Ar – Condicionado
Capacidade: 144 lugares
Duração: 65 minutos

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*