ESPETÁCULO NO SESC CONSOLAÇÃO MISTURA ARTISTAS PROFISSIONAIS E AMADORES EM CENA

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

Arte de artistas amadores e profissionais convergem no palco do Sesc Consolação. Foto:  Lígia Jardim
Arte de artistas amadores e profissionais convergem no palco do Sesc Consolação. Foto: Lígia Jardim

SÃO PAULO – Com a ideia de trazer à cena paulistana um “um palco sem divisões”, a Cia Hiato mistura profissionais e amadores em um espetáculo para quebrar essa barreira. Em cartaz durante um mês, até 29 de maio, no Sesc Consolação, a companhia busca trazer à plateia, entre outras questões, o que pode ou não entrar no palco? E como podemos repensar o palco como um meio democrático, ao alcance de todos aqueles atraídos pela efemeridade da cena?

O espetáculo Amadores surgiu a partir de uma pesquisa da Cia Hiato com uma entrevista, em que cada um deles, amadores e profissionais, exibiu suas especialidades e seus “objetos de arte” para questionar a relação com a arte e como e desejo. E a partir disso revelar histórias, falhas e anseios e sensação de pertencimento.

O espetáculo Amadores envolve relatos poéticos e pretende, à sua maneira, ser um manifesto artístico. A ideia pode ser encarada como uma nova vertente do último trabalho da Cia Hiato: o Projeto Ficção, em que o depoimento biográfico foi o meio de questionar a própria teatralidade.

No palco, estes indivíduos são portadores de um discurso pessoal que os revela também socialmente: seja pela marginalização por questões raciais, de gênero ou sexualidade; seja por uma exclusão de classe (e, logo, geográfica, na cidade de São Paulo) ou por contextos culturais diversos.

A vontade da Cia é dar voz àqueles que são marginalizados da artes (como público ou como profissionais). Além de também colocar em cena pessoas para quem o palco é o seu trabalho e aqueles a quem o palco nunca foi “aberto”.

SINOPSE
Um anúncio de jornal convida pessoas que se definam como “amadores” para uma seleção de elenco. No mesmo palco, artistas amadores e profissionais se encontram. A nova criação da Cia Hiato – o espetáculo AMADORES – volta-se às experiências teatrais mais comuns (o evento comemorativo, a festa, a apresentação amadora de fim de ano, o exercício) e as subverte, colocando-as num espaço de artes, para refletir sobre nossa relação com a arte e como o nosso desejo por ela revela nossas histórias pessoais, superações e falhas.

Ficha técnica – Amadores

 

Uma criação da Cia. Hiato

Aline Filócomo

Aura Cunha

Fernanda Stefanski

Leonardo Moreira

Luciana Paes

Maria Amélia Farah

Marisa Bentivegna

Paula Picarelli

Thiago Amaral

Yumi Ogino

 

Elenco

Aline Filócomo

Chicão Paraizo

Dalva Cardoso

Dom Lino

Fabi de Farias

Fernanda Stefanski

Giovanni Barontini

Márcia Nishitani

Maria Amélia Farah

Maurício Oliveira

Nairim Bernardo

Nsona Kiaku Arão Isidoro Jorge

Oswaldo Righi

Paula Picarelli

Roberto Alves

Ronaldo de Morais

Rose Sforcin

Thiago Amaral

 

Serviço – Amadores

 

De 29 de abril a 29 de maio.

80 minutos.

16 anos.

Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação – Rua Dr Vila Nova, 245
280 lugares.

Tel: (11) 3234-3000.

Quinta a sábado às 21h, domingos e feriado às 18h

R$ 40.

Até dia 29 de maio.

 

www.ciahiato.com.br

www.sescsp.org.br