Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Com a ideia de trazer à cena paulistana um “um palco sem divisões”, a Cia Hiato mistura profissionais e amadores em um espetáculo para quebrar essa barreira. Em cartaz durante um mês, até 29 de maio, no Sesc Consolação, a companhia busca trazer à plateia, entre outras questões, o que pode ou não entrar no palco? E como podemos repensar o palco como um meio democrático, ao alcance de todos aqueles atraídos pela efemeridade da cena?
O espetáculo Amadores surgiu a partir de uma pesquisa da Cia Hiato com uma entrevista, em que cada um deles, amadores e profissionais, exibiu suas especialidades e seus “objetos de arte” para questionar a relação com a arte e como e desejo. E a partir disso revelar histórias, falhas e anseios e sensação de pertencimento.
O espetáculo Amadores envolve relatos poéticos e pretende, à sua maneira, ser um manifesto artístico. A ideia pode ser encarada como uma nova vertente do último trabalho da Cia Hiato: o Projeto Ficção, em que o depoimento biográfico foi o meio de questionar a própria teatralidade.
No palco, estes indivíduos são portadores de um discurso pessoal que os revela também socialmente: seja pela marginalização por questões raciais, de gênero ou sexualidade; seja por uma exclusão de classe (e, logo, geográfica, na cidade de São Paulo) ou por contextos culturais diversos.
A vontade da Cia é dar voz àqueles que são marginalizados da artes (como público ou como profissionais). Além de também colocar em cena pessoas para quem o palco é o seu trabalho e aqueles a quem o palco nunca foi “aberto”.
SINOPSE
Um anúncio de jornal convida pessoas que se definam como “amadores” para uma seleção de elenco. No mesmo palco, artistas amadores e profissionais se encontram. A nova criação da Cia Hiato – o espetáculo AMADORES – volta-se às experiências teatrais mais comuns (o evento comemorativo, a festa, a apresentação amadora de fim de ano, o exercício) e as subverte, colocando-as num espaço de artes, para refletir sobre nossa relação com a arte e como o nosso desejo por ela revela nossas histórias pessoais, superações e falhas.
Ficha técnica – Amadores
Uma criação da Cia. Hiato
Aline Filócomo
Aura Cunha
Fernanda Stefanski
Leonardo Moreira
Luciana Paes
Maria Amélia Farah
Marisa Bentivegna
Paula Picarelli
Thiago Amaral
Yumi Ogino
Elenco
Aline Filócomo
Chicão Paraizo
Dalva Cardoso
Dom Lino
Fabi de Farias
Fernanda Stefanski
Giovanni Barontini
Márcia Nishitani
Maria Amélia Farah
Maurício Oliveira
Nairim Bernardo
Nsona Kiaku Arão Isidoro Jorge
Oswaldo Righi
Paula Picarelli
Roberto Alves
Ronaldo de Morais
Rose Sforcin
Thiago Amaral
Serviço – Amadores
De 29 de abril a 29 de maio.
80 minutos.
16 anos.
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação – Rua Dr Vila Nova, 245
280 lugares.
Tel: (11) 3234-3000.
Quinta a sábado às 21h, domingos e feriado às 18h
R$ 40.
Até dia 29 de maio.